Lixo: um problema ambiental

Atualmente o Brasil se depara com um sério problema ambiental que acomete a todos os brasileiros, o lixo, este ameaça a saúde, pois atrai animais vetores de doenças, gera odores, polui o solo e a água, entopem bueiros causando enchentes que por sua vez destroem milhares de lares todos os anos.



E você já parou pra pensar em quanto de lixo você produz por dia? E qual a destinação que você está dando a ele?



Cada brasileiro produz em média quinhentos gramas de lixo por dia, e grande parte dele, não tem destinação correta. São lançados cerca de 76% a céu aberto, e o restante vai para aterros sanitários, usinas de compostagem, e uma pequena porcentagem para a reciclagem, causando grandes impactos ambientais. Estima-se que o Brasil perde R$ 4,6 bilhões por ano por não aproveitar o lixo que produz.



Para se ter uma idéia da vantagem da reciclagem, leve em consideração os seguintes dados:



• De cada cinqüenta quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada.

• Com um quilo de vidro quebrado, faz exatamente um quilo de vidro novo, e este pode ser reciclado muitas vezes.

• Cinqüenta quilos de alumínio usado e reciclado evitam que seja extraído do solo cerca de cinco mil quilos de minério, a bauxita.

• Uma tonelada de plástico reciclado economiza 130 quilos de petróleo.



Estes são apenas alguns exemplos, para que se perceba a importância da reciclagem. Agora imagine quanto destes materiais estão no aterro sanitário ocupando espaço, e que poderia ser reciclado. Quantos papéis, plásticos, vidros, latinhas você jogou fora? Quantas árvores você ajudou a preservar? Quantos rios deixou de poluir?



A consciência de cuidar do lugar onde moramos é de cada cidadão, quando estiver na rua jogue seu lixo sempre nas lixeiras, se não houver uma próximo a você guarde o lixo até encontrar alguma. Selecione seu lixo domiciliar ele pode ser reciclado. Um simples papel de bala, pacote de supermercado pode parecer insignificante, mas quando lançado ao meio ambiente causa impactos irreversíveis.



Existem soluções para tudo isso, é apenas questão de escolha e vontade individual e coletiva.



Vamos nos preocupar com nossa cidade melhorando este aspecto, cuide bem das ruas, não faça delas lixões, existem lixeiros, e estes são para serem usados. Vamos cuidar de nosso patrimônio, para que as futuras gerações possam desfrutar de um lugar limpo e agradável para viver.





Fonte: Jornal Integração

Ano da Publicação: 2008
Fonte: http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00809/0080917problema.htm
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

GUIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS

6ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA EDIÇÃO APROVADA PELA CÂMARA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E PELA …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *