Este manual poderá ser utilizado em todas as unidades da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) como direcionador das atividades que gerem resíduos perigosos. Ele contém informações básicas obtidas junto a legislações nacional e internacional, além de outras fontes. Apresenta um breve histórico sobre as atividades geradoras de resíduos perigosos e suas principais correntes, e ainda noções sobre boas práticas de laboratórios e in- formações sobre uso e manutenção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que, frequentemente, se fazem necessários.
O manual tem como objetivo orientar quanto à correta carac- terização, passivação e disposição final de resíduos gerados nas de- pendências da Unesp, oriundos das atividades de ensino, pesquisa e extensão, que possam impactar negativamente a qualidade e a disponibilidade dos recursos naturais para futuras gerações.
Com a implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR), do qual este manual faz parte, pretende-se criar entre os ge- radores de resíduos, uma cultura baseada no trabalho cooperativo entre gerador e universidade. Principalmente nas questões que envol- vem: minimização, segregação e destinação dos resíduos gerados.
Check Also
Como o Brasil poderia melhorar a destinação do seu lixo
Cada brasileiro produz em média um quilo de resíduos sólidos urbanos por dia. Apenas cerca …