MEDIDAS DE DESEMPENHO NA LOGÍSTICA REVERSA: O CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS

O presente trabalho pretende identificar quais são os indicadores utilizados por uma empresa
para avaliar o desempenho da logística reversa, avaliada de acordo com os fluxos de produtos
e embalagens retornados pelos canais pós-venda e pós-consumo. Foi realizada uma revisão
teórica seguida de pesquisa exploratória qualitativa através de um estudo de caso em uma
grande empresa do setor de bebidas. Foram entrevistados os responsáveis pelas áreas de
logística, programa de reciclagem e auditoria interna. Desta forma, foi possível observar quais
são os indicadores da logística reversa, através dos quais a empresa monitora e controla a
atividade, como: a porcentagem de produtos retornados ou trocados, a porcentagem de
produtos coletados, o custo das mercadorias devolvidas, trocadas e estragadas, dentre outros.
Este artigo busca contribuir para a consolidação da atividade pelo fornecimento de uma forma
para medição de desempenho utilizada em uma empresa do setor de bebidas.

Check Also

GUIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS

6ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA EDIÇÃO APROVADA PELA CÂMARA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E PELA …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *