Metal é líder como sucata reciclada

Uma sucata que pode ser reciclada mesmo quando enferrujada. É o metal, material de elevada durabilidade e resistência, muito utilizado na fabricação de equipamentos, estruturas e embalagens. O produto é classificado em dois grupos: os ferrosos, que são compostos basicamente de ferro e aço, e os não-ferrosos, como alumínio e cobre. O metal é 100% reciclável e a importância disso não é difícil de ser compreendida.



Segundo o portal Ambiente Brasil, se, para fabricação de uma tonelada de alumínio são necessárias cinco toneladas de bauxita, recurso natural não renovável, a reciclagem de uma tonelada de sucata de alumínio economiza cinco toneladas de bauxita. O site mostra ainda que, na reciclagem do alumínio, a economia de energia é de 95% em relação ao processo primário, economizando a extração de cinco toneladas de bauxita por tonelada reciclada. Já em relação ao aço, cada tonelada do material reciclado poupa 1.140 quilos de minério de ferro, 154 quilos de carvão e 18 quilos de cal.



Os benefícios de reciclar metal, portanto, vão além do aumento da vida útil dos lixões e da diminuição da poluição: há a economia de minérios e de energia, a qual é usada no processo de transformação do minério em metal. Não é à toa que a sucata é usada pelas empresas produtoras de aço responsáveis por cerca de 20% da produção nacional do mesmo.



De acordo com informações divulgadas por um site especializado em reciclagem (reciclagem.net), a sucata representa cerca de 40% do total de aço consumido no país.



Um destaque entre os metais também é o alumínio, que pode ser reciclado a partir de produtos cuja vida útil está esgotada, como latas de bebida, utensílios domésticos e componentes de automóveis. De acordo com a Associação Brasileira de Alumínio (Abal), a reciclagem do material no Brasil é antiga, pois a produção de itens de metal no país, que começou em meados da década de 20, já utilizava a sucata importada de outros países como matéria-prima.



A associação destaca que o alumínio reciclado pode ser empregado na indústria automotiva, siderúrgica, na construção civil e também para a produção de bens de consumo. Talvez por isso, o Brasil tenha reciclado 94,4% das latas de alumínio no ano de 2006. De acordo com a Abal, foram 139,1 mil toneladas de sucata de latas recicladas, o que corresponde a 10,3 bilhões de unidades, 28,2 milhões por dia ou 1,1 milhão por hora. Na loja de sucatas Suka Tudo, em Serra Negra, as latinhas de alumínio lideram a lista dos metais que chegam para serem reciclados. Segundo o proprietário, Marco Antônio Pinheiro, são cerca de 3 a 4 toneladas de latas por mês.



Confira os produtos feitos de metal que podem ser reciclados:



– Lata de bebida, biscoito, óleo, de leite em pó

– Embalagens de marmitex

– Bandeja

– Panelas

– Grampo

– Fios elétricos

– Chapas metálicas



O que não vai para reciclagem:



– Lata de aerosol

– Lata de tinta

– Lata de inseticida e pesticida

– Esponjas de aço

– Canos

– Embalagens aluminadas (de salgadinho, por exemplo)





Fonte: Beatriz Zogaib (Jornal Cidade)

Ano da Publicação: 2008
Fonte: http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00809/0080903metal.htm
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

GUIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS

6ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA EDIÇÃO APROVADA PELA CÂMARA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E PELA …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *