Metodologia de avaliaçâo geoambiental de depósitos de lixo: estudo de caso da bacia hidrográfica do Gravataí

O presente trabalho apresenta de forma resumida os resultados obtidos e a metodologia utilizada para uma avaliação geoambiental das condições de localização e manejo dos depósitos de lixo domiciliares existentes dentro dos limites da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Estado do Rio Grande do Sul. Realizado em cooperação com a Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional-METROPLAN e PRÓ-GUAÍBA, representa parte das atividades necessárias à consolidação do Plano da Bacia do Rio Gravataí.
São descritos e analisados os dados colhidos em depósitos de lixo em atividade e desativados existentes. Estas informações foram integradas e compatibilizadas, mostrando-se a atual situação da área estudada, os riscos ambientais daí decorrentes e apresentando-se recomendações para as futuras ações do Comitê de Gerenciamento da Bacia do rio Gravataí.
O estudo foi realizado tendo por base o preenchimento de uma Ficha de Avaliação de Depósito de Lixo (FADL) onde são contemplados desde aspectos físicos, tais como relevo local e tipo de solo, até aspectos operacionais, como a existência de projeto aprovado junto ao órgão ambiental estadual e o cumprimento das diversas etapas deste projeto.

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *