O objetivo central deste trabalho é estabelecer um sistema energético que seja um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo em Aeroportos Metropolitanos com base no PIR (Planejamento Integrado de Recursos), utilizando o caso do Aeroporto Internacional de Congonhas/São Paulo. No planejamento energético, todos os aspectos são importantes, tornando necessário um estudo que vise o suprimento das necessidades do Aeroporto e agregue alternativas de Gerenciamento pelo Lado da Oferta (GLO) e de Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD). O levantamento das opções deve levar em conta todas as alternativas existentes no sítio aeroportuário considerando todos os custos envolvidos na geração de energia e não apenas os custos financeiros. O conceito da Avaliação dos Custos Completos pode ser utilizado para compatibilizar os custos provenientes dos impactos ambientais, técnico-econômico, sociais e políticos. Aos resultados da Avaliação dos Custos Completos deve-se realizar uma consideração da sensibilidade do empreendimento. É necessária a aplicação da metodologia de integração dos recursos com a projeção do consumo energético do aeroporto para o período em que será aplicado o Planejamento. Por fim, pode-se propor um plano preferencial como referência para auxiliar a administração na tomada de decisão. Como resultado final, é possível perceber que existe 8,63 kWh/ano de energia endógena limpa para integrar-se ao sistema do aeroporto, e, por isso, se conclui que é possível sim, o desenvolvimento limpo dos aeroportos metropolitanos melhorando a aceitação da comunidade no seu entorno.
Check Also
Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo
Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …