O CICLO DE VIDA DO PRODUTO E AS ESTRATÉGIAS DE MERCADO NA GESTÃO DE MARCAS – SANDÁLIAS HAVAIANAS – UM ESTUDO DE CASO

Os produtos requerem cuidados distintos no que diz respeito a investimentos e
estratégias nos diferentes estágios do seu ciclo de vida. As estratégias de posicionamento
são vitais para garantir a longevidade do produto que, inevitavelmente, sairá do mercado já
que tem vida limitada. É necessário estar sempre em sintonia com as mudanças
tecnológicas e de mercado, atendendo as necessidades dos consumidores que optarão por
outro produto caso não estejam satisfeitos. A opção pela construção de uma marca talvez
seja uma alternativa às flutuações de mercado, criando um vínculo emotivo com o
consumidor e aumentando a previsibilidade da demanda, as margens de lucro, já que o
consumidor tende a pagar mais por uma marca, o que se pode traduzir em vantagem
competitiva para a empresa. Embora a marca também necessite de revitalização e
apresente sinais de crise, ela pode significar uma forte tendência do século XXI em atrair os
consumidores através da fidelização. Neste sentido, este trabalho apresenta o estudo de
caso das Sandálias Havaianas, um produto tradicionalmente brasileiro que, após uma ampla
estratégia de reposicionamento, emergiu da crise e recuperou sua participação no mercado
perdida pela concorrência acirrada de produtos.

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *