A produção e o consumo de eletrônicos são elementos totalmenteinterdependentes. A indústria, com forte apoio da mídia (não só a imprensa especializada em ‘informática‘, mas também a imprensa de variedades e em grande medida o entretenimento), se esforça constantemente em criar umailusão de obsolescência, lançando periodicamente novos equipamentos cominovação incremental – aquelas poucas novidades que vêm devagar, um pouquinho em cada nova versão. Já fazem alguns anos que os computadores novos não trazem mais do que versões um pouco mais rápidas de suas versões anteriores. Por outro lado, a indústria trabalha também com o estímulo a comportamentos condicionados e objetos de desejo que, na visão distorcida e irresponsável do grande marketing, aquecem a economia ao incentivar o consumo (e, adiciono eu, oconsumismo). Assim, conseguem cobrir toda a gama de adoção de equipamentos
Postado por Felipe de Carvalho Maciel
Ano da Publicação: | 2012 |
Fonte: | "Lixo Eletrônico" |
Link/URL: | http://solixoeletronico.blogspot.com.br/2012/04/o-ciclo-do-lixo-eletronico-1.html |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |