O FRR abordará o reaproveitamento dos resíduos orgânicos domésticos

O Fórum para Recuperação de Recursos concordou em apoiar um projeto que ajudará as autoridades locais na coleta experimental de resíduos de cozinha e de jardinagem.

O projeto piloto verificará as implicações da introdução de uma coleta quinzenal dos resíduos orgânicos domésticos, paralelamente à redução da freqüência das coletas dos outros tipos de resíduos.

O projeto incluirá:

· Plebiscitos, campanhas educativas e informativas
· Parcerias com autoridades de municípios vizinhos
· Análise das fontes de resíduos orgânicos
· Avaliação das alternativas de coleta
· Estudo das opções para sistemas alternativos de processamento e recuperação de resíduos.

O objetivo principal é aumentar significativamente a participação do público na separação dos resíduos em suas fontes geradoras e na recuperação dos resíduos orgânicos, desviando a maior quantidade possível de resíduos dos aterros através do desenvolvimento de um comportamento no qual a minimização da geração de resíduos possa ser efetiva e em que a compostagem possa ser viabilizada.

As implicações das diretrizes da UE visando à redução das metas de geração de resíduos biodegradáveis municipais terão um profundo efeito sobre o gerenciamento de resíduos e recuperação na Grã-Bretanha. O FRR está bem atento quanto à avaliação do entusiasmo do público em relação à participação no aumento da recuperação e à diminuição da freqüência da coleta dos outros tipos de resíduos.

Essa redução em um serviço municipal tradicional irá, por si própria, gerar uma forma sutil de aumentar a vontade de se fazer a recuperação e esse projeto irá explorar a eficácia dessa abordagem.

A coleta de informações na primeira fase do projeto fornecerá uma importante ferramenta de pesquisa para aqueles que estão envolvidos no trabalho educacional. As escolas serão um dos alvos inseridos na área de coleta experimental.

Foram planejadas mostras a serem realizadas nas escolas, em parceria com os moradores e as rádios locais. Os moradores deverão observar desde o início que eles precisarão mudar de um sistema já estabelecido, que envolve a coleta de resíduos recicláveis secos em semanas alternadas (com a coleta semanal de outros tipos de resíduos), para um sistema no qual se recolhe papel, papelão e materiais orgânicos separados, em alternância com a coleta dos demais resíduos

Ano da Publicação: 2001
Fonte: Warmer Bulletin
Autor: J. Penido
Email do Autor: jpenido@resol.com.br

Check Also

FGV e ABREN lançam MBA em recuperação energética e tratamento de resíduos

O curso, pioneiro no Brasil, reúne um corpo docente de alto nível, formado por profissionais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *