O NAVIO E A POLUIÇÃO DO MAR – PROBLEMAS E SOLUÇÕES

HISTÓRICO DO LIXO NO MAR
DETRITOS DE TODOS OS TIPOS
INEXISTÊNCIA DE COLETA DE LIXO
RIOS DESAGUANDO NO MAR
NAVIOS AFUNDADOS COM CARGAS
PIRATAS SE DESFAZENDO DE GENTE
ESCRAVOS MORTOS DESPEJADOS

LIXO NA ERA MODERNA SÉCULO 19/20
ADVENTO DE PROPULSÃO A VAPOR COM CARVÃO – PRODUÇÃO DE CINZAS
INTRODUÇÃO DE COMBUSTÃO DE ÓLEO PESADO
AUMENTO DO NÚMERO DE NAUFRÁGIOS

NAVEGAÇÃO NO SÉCULO XX
DUAS GUERRAS MUNDIAIS – AUMENTO GEOMÉTRICO DOS AFUNDAMENTOS DE NAVIOS – SUBMARINOS
SURGIMENTO DE NAVIOS PETROLEIROS COM TRANSPORTE DE ÓLEO CRU (PETRÓLEO)
SURGIMENTO DE INDÚSTRIA PETROQUÍMICA – TRANSPORTE DE PRODUTOS TÓXICOS E INFLAMÁVEIS
CONCOMITANTE AUMENTO DE POPULAÇÃO – CONSTRUÇÃO DE EMISSÁRIOS SUBMARINOS NOS LITORAIS

CRESCIMENTO DE TAMANHO DOS NAVIOS
FECHAMENTO DO CANAL DE SUEZ -ANOS 50
CONSTRUÇÃO DE VLCC E ULCC (500.000 TON)
PRIMEIROS ACIDENTES DE PROPORÇÕES: EXXON VALDEZ, TORREY CANNION
IMPERÍCIA NO USO DOS SUPERPETROLEIROS
SURGIMENTO DE MÉTODOS DE LIMPEZA DE TANQUES DE ÓLEO CRU – DESPEJO NO MAR

O MAR É A LIXEIRA DO MUNDO!!!
ESGOTOS DOMÉSTICOS, INDUSTRIAIS, LIXOS TÓXICOS E RESÍDUOS INSERVÍVEIS SÃO TODOS LANÇADOS AO MAR

QUEM CUIDAVA DO PROBLEMA DA POLUIÇÃO DO MAR?
INICIALMENTE: CADA PAÍS – CADA UM POR SÍ
SOCIEDADES CLASSIFICADORAS DE NAVIOS
NASCE O “IMCO”- INTERNATIONAL MARITIME CONSULTATIVE ORGANIZATION
SURGE O “SOLAS” – CONV. INTERNACIONAL PARA SALVAGUARDA DA VIDA HUMANA NO MAR. (SAFETY OF LIFE AT SEA)
“IMCO” TRANSFORMA-SE EM “IMO” INTERN. MARITIME ORGANIZATION – BRAÇO DA ONU COM PODER DE DECIDIR POR CONVENÇÕES.

QUEM CUIDA AGORA:
SURGE A CONVENÇÃO “MARPOL” (CONVENÇÃO INTERN. P/ PREVENIR POLUIÇÃO POR NAVIOS) EM 1973, RATIFICADO NO BRASIL – EFEITO DE LEI
AUMENTO NO RIGOR DO CONTROLE, REDUÇÃODO QUE É PERMITIDO A BORDO.
SURGE O “PORT STATE CONTROL” NA EUROPA, SEGUIDO PELA AMÉRICA DO SUL, MEMORANDO DE ENTENDIMENTO DE VIÑA DEL MAR.
PODER DE FISCALIZAÇÃO PELA MARINHA – DPC

O LIXO DOS NAVIOS
A) LIXO DOMÉSTICO
B) ESGOTO SANITÁRIO
C) ÁGUAS OLEOSAS – RESÍDUOS COM 15 PPM
D) DERRAMES POR ACIDENTES – OIL SPILLAGE RESPONSE TEAM – ENTIDADES A COMUNICAR
E) LASTRO OLEOSO DE LIMPEZA – CONTROLES
F) ÁGUAS DE LASTRO SUPOSTAMENTE LIMPO

O LIXO DOMÉSTICO
PLANO DE MANEJO DE LIXO OBRIGATÓRIO
INCINERADORES DE BORDO
SELECIONAMENTO – LIXO QUE NÃO É LIXO
TRITURADORES E DESPEJO AO MAR DE COMIDA
DESCARGA EM TERRA – PARANAGUÁ NÃO PODE POR FALTA DE INCINERADOR

ESGOTO SANITÁRIO
PROIBIÇÃO DE DESPEJAR EFLUENTES NO MAR SEM TRATAMENTO
TRATAMENTO EM TANQUES SÉPTICOS A BORDO
TRATAMENTO POR CLORO PRÉ-DESPEJO
PROIBIÇÃO DE DESPEJAR EFLUENTES TRATADOS NOS PORTOS E ÁREAS RESTRITAS

ÁGUAS OLEOSAS
VAZAMENTOS PEQUENOS COLETADOS A BORDO
TRATAMENTO POR SEPARADOR DE 100ppm, DEPOIS DIMINUIDO PARA 15ppm.
BORRAS OLEOSAS RETIDAS A BORDO PARA ENTREGA EM TERRA.
OIL RECORD BOOK – OBRIGATÓRIO P/MARPOL
É UM DOS ITENS MAIS CHECADOS A BORDO.
FALHA NA EXECUÇÃO = DETENÇÃO DO NAVIO

DERRAMES ACIDENTAIS
COMUNICAÇÃO IMEDIATA A AUTORIDADES, TANTO DO PORTO COMO AOS ARMADORES
PLANO DE CONTINGÊNCIA – DISPERSANTES
“NORMA”
LASTRO OLEOSO
NECESSIDADE DE LIMPAR TANQUES DE CARGA PARA NOVAS CARGAS.
SISTEMA DE LAVAGEM POR JATOS DA PRÓPRIA CARGA (“CRUDE OIL WASHING”)
DESCARGA AO MAR CONTROLADA QUANTO A LUGAR, CONCENTRAÇÃO, PROFUNDIDADE E VELOCIDADE DO NAVIO. ODMS
TANQUES SEGREGADOS PARA LASTRO
ÁGUAS DE LASTRO
NECESSIDADE DE LASTRAR NAVIOS VAZIOS
LASTRO CONTÉM SERES VIVOS E PATÓGENOS
LASTRO PODE SER INCOMPATÍVEL NO DESTINO – DEGENERAÇÃO DO ECOSSISTEMA QUE RECEBE.
PARANAGUÁ : APROX. 20.000.000 M3/ANO
ESTUDOS SOBRE TRATAMENTO COMPREENDEM:
FILTRAGEM; BIOCIDAS, ULTRAVIOLETA, ELETRÓLISE, FERVURA
CONVENÇÃO DA IMO DECIDIRÁ EM 2003 SOBRE DESTINO
ENQUANTO ISSO: SUBSTITUIR EM ALTO MAR

“NAVEGAR É PRECISO”
(FERNANDO PESSOA)
VIVER TAMBÉM É PRECISO!

EMBORA A BÍBLIA DIGA:
“DO PÓ VIESTE E AO PÓ VOLTARÁS”
O CORRETO SERIA DIZER:
“DA ÁGUA VIESTE E À ÁGUA VOLTARÁS!!”

Ano da Publicação: 2010
Fonte: http://www.admpga.hpg.ig.com.br/page15.html
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Lixo é no lixo

BY RICARDO RICCHINIIN RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO — 7 MAI, 2015 Lixo é no lixo, …