No interior de uma TV ou de um Monitor de Computador, encontra-se o frágil tubo de imagem e a sua ruptura é muito perigosa. Ao implodir, os estilhaços de vidro podem ferir gravemente pessoas próximas. O pó fosfórico do interior do tubo se desprende, fica em suspensão no ar e pode provocar intoxicação se inalado, aos poucos este pó atinge o solo e contamina o Meio Ambiente.
No interior de um típico Monitor, encontra-se uma grande quantidade de fósforo e chumbo – metal altamente perigoso, considerado Classe 1 pela Norma ABNT-NBR 10004/04, por isto a reciclagem de Monitores e TVs deve ser considerada como reciclagem de resíduo perigoso.
Conhecidos como cinescópios, os Tubos de Raios Catódicos ou popularmente tubos de imagem são identificados mundialmente pela sigla CRT (Cathode Ray Tubes) e integram os monitores de computadores (PC) e televisores. Tubos de imagem constituem-se num grave problema ambiental, pois contém 25% do seu peso em chumbo e estão se tornando rapidamente obsoletos, sendo substituídos em larga escala pelas novas tecnologias de HDTV, plasma e LCDs. Países como EUA e toda a União Européia dispõem de legislação específica para a reciclagem de Monitor e Televisores.
A legislação Brasileira determina que resíduos tóxicos não podem ser destinados a aterros sanitários e exige sua identificação para tratamento e destinação ambientalmente corretas.
Devido ao alto teor de chumbo e metais contaminantes em sua estrutura, alguns produtos industrializados têm textualmente regulamentada a sua destinação, conforme Resolução Conama n° 257 e para Monitores e Televisores deve-se adotar a norma 10004 da ABNT.
As empresas certificadas pela Norma ISO utilizam padrões ambientais mundiais para a qualidade do setor produtivo e enviam para reciclagem, tratamento e disposição adequada todos os resíduos gerados, especialmente os perigosos, essa conduta é dever de todos.
Atualmente no Brasil milhares de aparelhos queimados ou sem serventia são descartados sem tratamento: já temos um grande problema ambiental para ser solucionado. Somando-se ao fato que novos monitores LCD substituem os antigos CRT cada vez mais rápido e que, entre dezembro de 2007 até 2011 o país terá implantado todo o sistema de transmissão de TV digital, levando à obsolescência os antigos televisores, a contaminação ambiental por fósforo e chumbo atingirá proporções gigantescas.
A Ativa desenvolveu um processo de reciclagem de Monitores e Televisores que assegura a destinação correta desses resíduos tóxicos perigosos, fornecendo ao gerador o laudo de desmanufatura e destinação de acordo com as mais rígidas normas ambientais.
Nós andamos na frente para que o Meio Ambiente do Brasil não fique para trás.
Ano da Publicação: | 2011 |
Fonte: | http://www.ativareciclagem.com.br/perigoscrt.htm |
Link/URL: | http://www.ativareciclagem.com.br/perigoscrt.htm |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |