Conceito do Desenvolvimento Sustentável
“Desenvolvimento Sustentável é aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades” (Comissão Brundtland).
A história da humanidade foi construída a partir da necessidade de se preservar a espécie diante das ameaças impostas pela natureza, pelos animais e pelo próprio homem. Os caminhos trilhados para alcançar um estágio mais evoluído da raça humana foram, muitas vezes, devastadores. Medidas imediatistas tomadas para atender aos apelos do progresso, pioneirismo, lucro, conquista do mercado, enfim, da conquista do globo, não consideraram os cuidados necessários à conservação de recursos indispensáveis às necessidades futuras.
Felizmente, a consciência humana evoluiu e, principalmente nos últimos trinta anos, mergulhou num processo contínuo de atenção ao meio ambiente e à própria raça, o que permitiu à humanidade perseguir o conceito da sustentabilidade.
Esse conceito, discutido e aprovado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), é uma visão ampla e avançada da obrigação do homem atual em promover o desenvolvimento até o máximo de suas necessidades e capacidade, preservando a integridade dos recursos naturais e humanos, que serão sempre a fonte para o desenvolvimento continuado das gerações futuras.
O desdobramento desse conceito permite visualizar três áreas de atuação conjunta, que devem ser integradas e harmonizadas para que possamos atingir o Desenvolvimento Sustentável: Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social.
::Desenvolvimento Econômico: a indústria tem alta qualificação tecnológica para oferecer produtos que atendam às necessidades do mercado e que, a partir de seu desenvolvimento, produção e comercialização, agreguem valor para a economia, contribuindo para a geração de empregos e para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do país;
::Sustentabilidade Ambiental: a atividade industrial deve se desenvolver segundo critérios que garantam a segurança e a qualidade dos ecossistemas e da biodiversidade para as gerações futuras;
::Responsabilidade Social: toda atividade econômica e, em particular, a industrial, deve ter como linha mestra a Responsabilidade Social. Isso significa não apenas o respeito básico e indispensável ao ser humano, reconhecendo suas diferenças étnicas e religiosas, mas também a responsabilidade pela oferta de bens e serviços que permitam melhorar a qualidade de vida da sociedade e promover o seu progresso.
A Contribuição do PVC para o Desenvolvimento Sustentável
O conceito de Desenvolvimento Sustentável e seus pilares de atuação despertam a aceitação imediata por parte de todos, pois são revestidos de extremo bom senso. Porém, a prática desses princípios representa um desafio que exige profundas mudanças na nossa forma de pensar e agir. Transitar da visão de curto prazo para a cultura da sustentabilidade é uma tarefa árdua, porém os resultados são infinitamente mais gratificantes que a obtenção de ganhos efêmeros que não beneficiarão as gerações futuras.
A cadeia produtiva do PVC tem dado importante contribuição para o Desenvolvimento Sustentável. O produto está completamente inserido nos pilares da sustentabilidade pois ajuda na conservação dos recursos naturais, melhora a qualidade de vida das pessoas e contribui para o crescimento econômico. Os principais destaques são:
::A principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, um recurso natural renovável;
::O PVC pode ser reciclado várias vezes sem perder as suas propriedades originais;
::O PVC é a resina de maior aplicação na área médica;
::As embalagens de PVC evitam a contaminação de alimentos e medicamentos;
::Os produtos de PVC ajudam a proteger o meio ambiente. Por exemplo, os tubos de PVC são largamente empregados em saneamento básico; as janelas de PVC proporcionam excelente isolamento térmico com substancial economia de energia;
::Custos competitivos, facilidade de instalação e baixa manutenção, tornam os produtos de PVC perfeitamente adequados para atender às necessidades básicas: habitação, saneamento, suprimento de água e área médica.
Ao se colocar na trilha do Desenvolvimento Sustentável, a cadeia produtiva do PVC não contará apenas com a confiança do mercado, mas estará agindo como parceira da sociedade na busca de um futuro mais promissor.
Dessa forma, o Instituto do PVC lançou, em 2003, o documento “Contribuição do PVC Para o Desenvolvimento Sustentável”, se tornando um dos pioneiros na discussão do tema dentro da indústria. Este documento marca oficialmente um compromisso do Instituto do PVC e de sua cadeia produtiva com o Desenvolvimento Sustentável. Sua formulação decorre da experiência adquirida em varias ações já em curso, norteadas pelos conceitos substantivos da sustentabilidade. A integra do documento está disponível no hot site “Contribuição do PVC Para o Desenvolvimento Sustentável”, atualizado e lançado em 2005.
Ano da Publicação: | 2010 |
Fonte: | http://www.institutodopvc.org/publico/?a=conteudo&canal_id=45&subcanal_id=46 |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |