O PVC é um plástico derivado do sal marionho (57%) e do petróleo (43%) e possui numerosas aplicações envolvendo uma série de produtos, tais como embalagens, fios e cabos, mangueiras, perfis de janelas e laminados, calçados, brinquedos, tubos e conexões, etc.
O principal mercado é o de tubos e conexões aplicados na construção civil, distribuição de água potável e saneamento básico. Esta posição de destaque em tubulações decorre da prolongada vida útil do PVC, que nestes casos vai de 50 a 100 anos.
A reciclagem do PVC não é uma novidade. Historicamente, ela acontece desde o começo da sua produção. No entanto, só tomou impulso de forma mais organizada com os movimentos ecológicos dos países desenvolvidos.
Os resíduos de material plástico vêm aumentando em volume por vários fatores, tais como crescimento populacional, aumento do poder aquisitivo da população e maior utilização das embalagens plásticas devido à facilidade de transporte e distribuição e à diminuição das perdas dos produtos.
Segundo os levantamentos mais recentes (datados de 1996), o mercado brasileiro gera cerca de 450.000 toneladas anuais de resíduos plásticos industriais, agrícolas e urbanos. Desse total, em torno de 200.000 toneladas (equivalentes a 8% em média da produção nacional de plásticos e a 13% do consumo aparente) são recicladas por aproximadamente 800 indústrias. Nos anos 60, o volume de plástico reciclado era de cerca de 2.000 toneladas ao ano, o que representa um aumento de 10.000% em pouco mais de 30 anos; o que da um aumento médio anual de 333,3%.
As peças de plástico têm pequena participação em peso no lixo. No Brasil, representam em média 6%. Os resíduos de PVC representam em média 0,8% do peso total do lixo domiciliar. Isso ocorre porque o PVC é mais utilizado em produtos de longa duração, como tubos e conexões, fios e cabos para a construção civil.
O PVC reciclado tem diversas aplicações. É utilizado na camada central de tubos de esgoto, em reforços para calçados, juntas de dilatação para concreto, perfis, cones de sinalização, etc. No mercado brasileiro, os produtos obtidos com PVC reciclado incluem eletrodutos, solados, laminados flexíveis, mangueiras para jardim, estrados, pisos dentre outros produtos. A legislação em defesa do consumidor e as normas técnicas vetam no mundo todo o uso do plástico reciclado em embalagens de alimentos e remédios, brinquedos e artigos médico-hospitalares. Em alguns países, a Legislaçao já permite a utilização de plástico reciclado como camada intermediária em uma embalagem, mesmo esta sendo destinada a armazenar alimentos. A condição é que nesta embalagem, a camada de plástico que ficará em contato com o alimento seja fabricada com plástico virgem
Ano da Publicação: | 2004 |
Fonte: | Instituto do PVC |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |