O que acontece aos computadores velhos que são jogados fora?

Lembra daquela ótima sensação que você sentiu da última vez que levou seu velho computador e monitor e os deixou na calçada, para depois retornar ao seu reluzente PC novinho? Bem, na verdade essa rápida jornada até a lata de lixo não foi a idéia mais brilhante que você já teve.

Um crescente número de ativistas está trabalhando para educar o público quanto ao que acontece com os velhos computadores jogados no lixo e para que as pessoas tomem mais precauções ao descartá-los. O que muitos não percebem é que nossos produtos eletrônicos e eletrodomésticos são potencialmente coquetéis Molotov, repletos de metais pesados e produtos químicos tóxicos malévolos.

Antes de discutirmos os perigos, vamos primeiro examinar a onipresença desse tipo de produto nos Estados Unidos e em todo o mundo. Os norte-americanos possuem bilhões de aparelhos eletrônicos, entre os quais 200 milhões de computadores [fonte: Downing].

Com o alto giro da tecnologia e a obsolescência acelerada, nos próximos cinco anos cerca de um bilhão de computadores serão jogados no lixo, em todo o mundo [fonte: Ladou]. E em que velocidade os computadores dos EUA estão sendo jogados fora? De acordo com estimativas da Agência de Proteção Ambiental (EPA), cerca de 20 milhões de computadores foram descartados em 1998. Por volta de 2005, o número havia aumentado mais que o dobro, com estimativas de que até 130 mil computadores estavam sendo descartados por dia [fonte: EPA]. Além de computadores, os norte-americanos jogam no lixo milhões de celulares e televisores a cada ano. Do outro lado do Atlântico, os europeus descartam aproximadamente 6,5 milhões de toneladas de eletrônicos domésticos no mesmo período [fonte: WEEE Man Project].

O termo técnico para esse lixo de alta tecnologia é lixo eletrônico. Refere-se a produtos como televisores e computadores (incluindo teclados, monitores, mouses, impressoras, scanners e outros acessórios). O lixo eletrônico abarca também celulares, aparelhos de DVD, câmeras de vídeo e secretárias eletrônicas (em inglês). O termo se refere a qualquer produto que use eletricidade, como refrigeradores, torradeiras, lâmpadas, brinquedos, furadeiras e marca-passos (para um estudo mais aprofundado do lixo eletrônico e o que ele envolve, leia Como funciona o lixo eletrônico).

Saiba o que existe em seu computador descartado e em outras formas de lixo eletrônico, e por que você deve se incomodar com o que acontece a esses produtos depois que os descarta.

Ano da Publicação: 2010
Fonte: http://informatica.hsw.uol.com.br/computador-velho.htm
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Lixo é no lixo

BY RICARDO RICCHINIIN RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO — 7 MAI, 2015 Lixo é no lixo, …