A coleta seletiva de lixo é separação dos materiais recicláveis do restante do lixo. Os principais materiais recicláveis são os papéis, vidros, plásticos e metais. A coleta seletiva do lixo começa na nossa própria casa, onde devemos separar os materiais recicláveis do restante do lixo e entregar nos postos de coleta mais próximos de nossas casas. Existem outras formas de colaborar, como por exemplo, reutilizando materiais que antes eram jogados no lixo, como garrafas e latas de refrigerante que podem ser pintadas e utilizadas como objetos de decoração.
Além de reduzir a poluição ambiental contribuindo para a saúde da população, a coleta seletiva de lixo, bem como a redução do lixo gerado por cada residência é uma lição de cidadania.
A Faber-Castell faz a sua parte e possui em sua fábrica na cidade de São Carlos a estação de tratamento de resíduos que separa o lixo reciclável do lixo industrial. Os lixos recicláveis são reaproveitados por outras empresas, cerca de 7 toneladas de plástico são enviados para empresas de reciclagem e até as cinzas são vendidas como adubo para fazendeiros da região.
O lixo que não pode ser reciclado é encaminhado para a produção de cimento, sendo utilizado como combustível nas máquinas, e no final do processo produtivo as cinzas restantes são incorporadas ao próprio cimento. Ou seja, no final do processo produtivo grande parte do lixo gerado pela Faber-Castell é reaproveitado, inclusive os papéis e copos plásticos utilizados nos escritórios da Faber-Castell que também são semanalmente encaminhados para reciclagem.
A reciclagem das lâmpadas fluorescentes é fundamental não só para conservação do meio ambiente, mas também para a saúde das pessoas, pois este tipo de lâmpada contém substâncias tóxicas que podem causar grandes danos aos sistema nervoso quando ingeridas ou inaladas.
Lâmpada fluorescente
Quando colocadas em aterros sanitários em grandes quantidades, este tipo de lâmpada libera um gás chamado mercúrio, que contamina o solo, podendo atingir o lençol freático e conseqüentemente a cadeia alimentar, comprometendo seriamente a saúde das comunidades locais.
A descontaminação das lâmpadas fluorescentes é feita por empresas especializadas, que extraem todo o mercúrio presente no material e o purificam, fazendo com que ele fique na forma de metal para encaminhá-lo para empresas que o utilizam na fabricação de seus produtos. Os outros elementos que compõe as lâmpadas, como o vidro por exemplo, também são purificados e depois encaminhados para outras empresas para reutilização.
Ano da Publicação: | 2008 |
Fonte: | http://www.faber-castell.com.br/docs/default_ebene3_asp_id~19711_domid~1010_sp~P_addlastid~0_m1~17466_m2~19650_m3~19652_m4~19666_m5~19672_m6~19711_suma~.htm |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |