Em 1909 a palavra umwelt (meio ambiente, em alemão) foi utilizada pela primeira vez pelo biólogo e pioneiro da ecologia do Báltico, Jakob Von Uexküll. Existe hoje uma grande discussão sobre a utilização do termo meio ambiente, pois há uma tendência entre autores em se considerar o termo como pleonasmo ou redundância.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) considera-se ambiente como algo que abrange o social, econômico, natural e antrópico. Outros autores utilizam unicamente o termo ambiente e defendem a não utilização de meio. Segundo Valenti, no Las distintas visiones geográficas de lãs relaciones entre natureza y hombre (Barcelona, 1984), o termo meio ambiente provém da tradução do francês milieu ambience, utilizado inicialmente por naturalistas e geógrafos. Milieu (ou meio) designa o lugar onde está ou onde se movimenta um ser vivo qualquer e ambience (ou ambiente) refere-se ao que rodeia o ser.
Particularmente, prefiro concordar com os demais autores, pois esta explicação de Valenti parece não convencer, afinal de contas ambiente também é o lugar onde está ou se movimenta o ser. Se analisarmos, uma palavra completa a outra, mas qualquer uma pode ser utilizada de forma isolada sem perder o sentido, por isso também é possível se falar em meio sem precisar se falar a palavra ambiente. O importante seria especificar, quando necessário, a qual meio ou qual ambiente se refere: ambiente urbano (ou meio urbano), ambiente aquático (ou meio aquático) e ambiente natural (ou meio natural).
Atualmente temos que considerar até mesmo o ambiente virtual. A discussão sobre meio ambiente com certeza não acabará facilmente, pois quando quase todos estão convencidos de uma determinada teoria, surge um novo teórico com idéias e seguidores. O importante é entendermos que o termo meio ambiente não está errado, afinal ele já foi historicamente legitimado pela ciência e pelo senso comum.
AUTOR: Olimpio Araujo Junior – Geógrafo-ambientalista; Diretor de Comunicação da Rede de Comunicação Ambiental EcoTerra Brasil oaj@ecoterrabrasil.com.br
Fones: (41) 232 6700 ou (41) 9212 7266
Ano da Publicação: | 2005 |
Fonte: | www.ecoterra.com.br |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |