O Aterro Sanitário é um método de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo que visa proteger o meio ambiente e a saúde pública favorecendo a segurança e o bem-estar da população.
Consiste no emprego de técnicas de engenharia e normas operacionais específicas para confinar esses resíduos na menor área possível, reduzindo ao mínimo o seu volume, cobrindo-os em seguida com uma camada de terra ou material inerte, tão freqüente quanto se fizer necessário ou ao final de cada jornada de trabalho.
É necessário prever a permeabilização da base e das laterais, sistemas de drenagem de chorume para tratamento, remoção segura e queima dos gases produzidos.
Vantagens:
– baixo investimento de implantação e custos operacionais;
-flexibilidade operacional que permite receber e acomodar rapidamente quantidades e tipos variáveis de lixo adaptando-se com facilidade às necessidades de médias e grandes comunidades e ao crescimento populacional;
– possibilidade de recuperação de áreas degradadas e de baixo valor comercial.
Desvantagens:
– necessidade de grandes áreas, o que normalmente só se encontra longe dos centros urbanos, o que onera o transporte;
– influencia sobre a operação pelas condições metereológicas;
– necessidade de material adequado para cobertura;
– necessidade de contínua supervisão para evitara deterioração da qualidade operacional.
Uma vez atingido o limite de operação do aterro ele deve ser encerrado, observando-se técnicas e precauções a fim de evitar erosão do terreno, observando-se a drenagem de águas superficiais. Para tanto se indica a implantação de áreas verdes, orientadas por profissional gabaritado, uma vez que o ambiente é inadequado para grande parte dos vegetais, principalmente para aqueles com raízes profundas.
A implantação de edificações sobre o aterro é totalmente desaconselhável devido à baixa capacidade de suporte do terreno e a possibilidade de infiltração dos gases para o interior das edificações.
É possível, portanto concluir que para implantação, operação e encerramento de um aterro é necessária a elaboração de planos específicos, com orientação de profissionais especializados
Ano da Publicação: | 2004 |
Fonte: | Ponto Terra |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |