O que faz com lixo Hospitalar

Em hospitais costuma-se juntar muito lixo que é chamado de Lixo Hospitalar. Muitas pessoas perguntam o que é lixo hospitalar para onde vai o que é feito com ele. Sabemos que em todo o país são toneladas de lixo hospitalar que sai diariamente de grandes hospitais de clinicas particulares postos de saúde e até de unidades móveis. Esse lixo por lei tem que ter um local adequado para esse lixo ser armazenado, aliás, armazenado temporariamente. Por que na verdade o lixo hospitalar independente de sua quantidade esse lixo pode e deve ser incinerado, porque a quantidade de objetos contaminados é muito grande. Vamos tentar citar aqui alguns dos muitos objetos encontrado em um lixo hospitalar, temos: agulhas, seringas, fraldas, ataduras, sondas enfim todos esses objetos são altamente tóxicos. É de extremo perigo para o ser humano, ou melhor, para qualquer ser vivo, pois esse tipo de lixo se o enterrarmos contamina o solo atingindo até o que chamamos de lençol freático é um serio risco ao meio ambiente. Se jogarmos no rio contamina a água às vezes não se chega a matar os peixes, mas transmitem doenças aos peixes que uma vez consumido pelo homem com certeza irá ser transmitido para as pessoas que o comerem.
Então a solução encontrada até hoje para o lixo hospitalar foi à incineração, mas também já a quem diga que a fumaça desse lixo contamina o ar, claro que bem menos do que se fosse enterrado diretamente no solo, mas o risco de contaminação do ar existe e infelizmente com todo esse problema que temos para eliminar o lixo hospitalar sem prejudicar o meio ambiente e as pessoas que nele vive ainda existem alguns inconseqüentes que jogam esse lixo tão perigoso e tão contaminado em lixeiras de residência e até mesmo nas ruas, pois é necessário que se faça um trabalho de conscientização das pessoas em relação ao lixo hospitalar para que todos fiquem cientes do grande risco que esse lixo oferece.
Mesmo sabendo que o lixo hospitalar devem ser incineradas muitas pessoas passam por cima desta lei e jogam em qualquer lugar esse lixo, tanto é que quando vemos em uma reportagem a respeito de lixões não demora muito para aparecer crianças com borrachas de sonda, frascos de soro vazio e até seringas com agulhas. Nem sempre podemos dizer que esses objetos são de hospitais públicos, pois às vezes esse lixo vem de clinicas particulares como clinicas veterinária, por exemplo, e outras. Tão grande ainda é o descaso com relação a esse tipo de lixo que já houve relatos de pessoas que trabalham com reciclagem de lixo e que constantemente estão manuseando o lixo de encontrarem não só objetos cirúrgicos, mas já houve casos de pessoas que encontraram partes de membros humanos no Lixo Hospitalar.

Ano da Publicação: 2012
Fonte: Internet
Link/URL: http://hiagoon.no.comunidades.net/index.php?pagina=1830727072
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

GUIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS

6ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA EDIÇÃO APROVADA PELA CÂMARA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E PELA …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *