Óleo vegetal: Condomínio tem tubulação para coleta de óleo

A construtora Santa Isabel acaba de concluir a última fase do empreendimento Barra Sunday, na Barra da Tijuca. Alinhado com os princípios da sustentabilidade, o condomínio, composto por quatro torres, possui um sistema próprio de coleta de óleo de cozinha, com tubulação especial nos corredores, ao lado das lixeiras

Após o descarte, o óleo usado é armazenado num tambor e depois coletado por uma empresa de reciclagem. Em troca, a empresa fornece material de limpeza para o condomínio.

Segundo Alfredo Lopes, diretor da Protel, administradora do condomínio, a instalação tem custo baixo e, além de reduzir o impacto ambiental causado pelo tratamento inadequado do óleo, traz economia para os condôminos.
O óleo de cozinha, caso seja jogado pelo ralo da pia, por exemplo, pode provocar o entupimento das tubulações e aumentar em até 45% os custos de tratamento. O material pode ocasionar também em sérios danos ambientais: ao alcançar rios ou o mar, por meio da rede de esgotos, o óleo cria uma camada na superfície da água que impede a entrada da luz solar e a oxigenação da água, o que provoca a morte da fauna local.

Mesmo no caso de concentração de óleo apenas no solo, há possibilidade de prejuízo. A substância impermeabiliza o local, o que pode causar enchentes.

Para solicitar a coleta de óleo em residências e estabelecimentos
Condomínios que não tenham sistema próprio também podem organizar métodos para dispor corretamente dos resíduos. Em 2008, Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro criou o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (Prove), que recebe óleo de 40 cooperativas de catadores e trabalha com a transformação do material em biodiesel.

Em 2010, a coordenação do Prove contabilizou 5 milhões de litros de óleo recolhidos pelas cooperativas filiadas, em vários municípios do estado. Interessados em realizar o descarte ecológico do óleo de cozinha podem ligar para (21) 2598-9242 ou enviar um e-mail para: prove2009@gmail.com.

Há ainda empresas que trabalham com a reciclagem do óleo, recolhendo o material onde estiver e reaproveitando-o na forma de sabão ou sabonetes. A Disque Óleo Vegetal Usado, localizada em Duque de Caxias, por exemplo, trabalha com catadores cadastrados responsáveis pela coleta do óleo vegetal usado em 1.500 estabelecimentos comerciais e residências credenciados em todo o Rio, e recicla até 200 mil litros de óleo por mês.

Para doar o óleo usado para a reciclagem, basta guardar o material numa garrafa PET e entrar em contato com a Disque Óleo pelos telefones (21) 2260-3326 ou (21)7827-9449.

Economia também na conta de água
Conforme lei sancionada em março deste ano, o Barra Sunday possui um medidor de água por apartamento, o que resulta em economia na conta de água. Segundo o diretor da Protel, a previsão é de que haja uma economia de cerca de 30% na conta no final do mês.

Localizado junto ao Parque Olímpico da Barra da Tijuca, o condomínio fica na Avenida Salvador Allende, nº 6.300. O empreendimento possui itens de lazer como academia, beauty care, pet care, brinquedoteca, home office, pista de cooper, espaço gourmet, espaço surf, garage band, jogos teen, lan house e parque aquático, entre outros.

fonte: O Dia Imóveis

Ano da Publicação: 2011
Fonte: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=categories&op=newindex&catid=28
Link/URL: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=categories&op=newindex&catid=28
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

FGV e ABREN lançam MBA em recuperação energética e tratamento de resíduos

O curso, pioneiro no Brasil, reúne um corpo docente de alto nível, formado por profissionais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *