Entre 2003 e 2005, até 85% dos eletrônicos jogados fora nos EUA foram colocados no lixo e encaminhados diretamente a aterros sanitários ou a incineradores [fonte: EPA]. No mundo, até 50 milhões de toneladas de eletrônicos são descartadas a cada ano [fonte: Carroll (em inglês)].
Algumas pessoas podem estar pensando: "E daí? Se todo o lixo que eu gero vai para o aterro sanitário, por que o meu velho computador não pode ir para lá também?"
Vamos recuar a um ponto que mencionamos anteriormente: a combinação potencialmente letal de produtos químicos que podem prejudicar o meio ambiente caso não sejam devidamente tratados.
Os perigos dos velhos computadores descartados derivam daquilo que eles contêm. Um equipamento eletrônico comum – especialmente um PC, dotado de muitas placas de circuito – pode conter até 3,6 quilos de chumbo, bem como presença menor de mercúrio, arsênico, cádmio, berilo e outros produtos químicos tóxicos [fonte: Downing (em inglês)]. Esses elementos são todos tóxicos, em níveis variáveis de exposição. Também existe uma família bastante venenosa de produtos químicos que retardam chamas, usados na maioria dos eletrônicos – descubra como o chumbo afeta o corpo lendo Por que CRTs contêm chumbo? (em inglês).
Muitos dos produtos químicos e substâncias tóxicas perigosos mencionados acima causam problemas de saúde (e, em alguns casos, morte) quando ocorre exposição a eles em alta dosagem. Menos conhecidos são os perigos da exposição em baixa dosagem ao longo do tempo, como os níveis elevados de produtos químicos tóxicos nas fontes de água ou a inalação de produtos químicos por trabalhadores industriais.
Aterros sanitários são um ambiente especialmente favorável à presença de poluentes. Nos EUA, o lixo eletrônico responde por cerca de 4% do total de lixo, mas por 40% do conteúdo dos aterros sanitários. Dos outros metais pesados em aterros sanitários, o lixo eletrônico responde por cerca de 70% da poluição [fonte: Downing]. Embora a maioria dos aterros sanitários seja posicionada de maneira estratégica de modo a evitar a possível contaminação do solo e do lençol freático, ter tantos resíduos perigosos enterrados pode ser motivo de preocupação.
Existe mais um lado preocupante em relação ao PC descartado. Nos EUA, mesmo que você realize um esforço bem intencionado para reciclar sua máquina, existe uma chance de 50 a 80% de que ele não termine onde você esperava [fonte: Ladou].
Ano da Publicação: | 2010 |
Fonte: | http://informatica.hsw.uol.com.br/computador-velho1.htm |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |