OS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA/SP

A problemática dos resíduos de construção civil sempre esteve presente no Brasil, no entanto, nas ultimas duas décadas ela vem recebendo uma maior atenção devido à grande quantidade que é produzida e a sua destinação final.
Quando não é dada a a destinação final adequada aos resíduos de construção civil eles acabam sendo depositados, clandestinamente, em terrenos baldios, áreas de preservação permanente, vias e logradouros públicos.
Tais resíduos, quando depositados irregularmente causam impactos, que muitas vezes podem prejudicar o meio ambiente e à qualidade de vida da população.
Em um levantamento realizado no Município de Araraquara/SP, constatou-se que os resíduos de construção civil são responsáveis por mais da metade do total de resíduos produzidos na cidade.
A cidade de Araraquara, assim como a maioria dos Municípios brasileiros sofre com os impactos ambientais causados pela deposição irregular de resíduos, uma vez que possui poucas áreas para a destinação final correta desses resíduos.
Com o intuito de minimizar tais impactos, a Administração do Município de Araraquara instalou os “Bolsões de Entulho”, que são os Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos da Construção Civil e Volumosos devidamente licenciados e capacitados para o recebimento, triagem e encaminhamento desses resíduos para a destinação final correta, que é a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, que faz a reciclagem desses resíduos e os colocam novamente no mercado por um preço mais acessível.
Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é sugerir políticas públicas que visem à minimização da deposição irregular dos resíduos da construção civil e de seus impactos ambientais.

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *