Os rigorosos objetivos de redução de resíduos dão nova vida ao mercado de serviços municipais de gestão de resíduos

Os últimos levantamentos feitos por Frost & Sullivan, empresa internacional de consultoria de mercado, mostram o crescimento sustentado dos serviços de gestão de resíduos no mercado da Europa Ocidental.





Marcando uma tendência ascendente do crescimento da receita fiscal, os maiores investimentos em novas tecnologias e a gradual mudança do despejo massivo do lixo do município em aterros para a utilização de tratamentos prévios, contribuirão a incrementar o total das vendas de US$ 31,62 bilhões em 2002 para US$ 37,87 bilhões no final de 2009.





Estabelecendo ambiciosos objetivos nacionais para a redução do lixo biodegradável e seu tratamento antes de ser depositado nos aterros sanitários, os rigorosos controles reguladores associados à Directiva da União Européia relativa à deposição de resíduos em aterros ainda são um significativo elemento de orientação. Além disto, o crescente suporte governamental ao princípio da hierarquização dos resíduos, que inclui a prevenção, redução e reciclagem do lixo e a recuperação energética (tratamento térmico), catalisará o crescimento dessa tendência.





Enquanto as diretivas só virarão leis nos próximos anos, muitos governos já estão considerando a viabilidade de métodos alternativos a essa forma de despejo tradicional. A cada dia mais generalizada presença do setor privado em alguns dos mercados nacionais e as políticas, cada vez mais marcantes, de privatização dos interesses municipais, produzirão uma mudança de velocidade na atividade de todo o mercado de serviços de gestão dos resíduos municipais em geral.





A legislação da União Européia e dos países membros, junto com medidas fiscais, escorarão a estratégia governamental de abandonar os métodos tradicionais de gestão de resíduos e de conscientizar a opinião pública acerca dos benefícios obtidos pelo uso de tratamento prévio. Opções tais como a classificação e separação, o tratamento térmico e o tratamento biológico, recebem uma etiqueta de reembolso, oferecendo assim uma maior recompensa potencial aos jogadores do mercado geral de serviços municipais de gestão de resíduos. O crescimento do mercado europeu de serviços municipais de gestão de resíduos bateu de frente com a forte presença de aterros sanitários como a via mais utilizada para o despejo através de muitas zonas da Europa, mas o impacto direto foi evitado por pressões legislativas.





O estudo enfatiza que a vontade dos governos nacionais de comprometerem-se, eles próprios, a investir e valorizar suas credenciais verdes, será um determinante a mais de crescimento.





Os empreiteiros franceses Sita e Onyx, sem dúvidas os titãs do mercado de serviços MSW e responsáveis solidários por 18,5 por cento do total das receitas de 2002, operam a nível internacional e podem proporcionar serviços personalizados e serviços especializados quando requeridos. Outros exemplos incluem a RWE, Rethman e Shanks. Nesse caso as companhias têm escolhido um foco mais limitado de serviços específicos, fortalecendo suas posições através da especialização.





As empresas regionais e locais do setor privado, assim como aquelas operadas por empresas estatais e prefeituras, se localizam no extremo oposto dessa transformação do mercado. Incapazes de oferecer uma cobertura ampla, estão sendo obrigadas cada vez mais a ocupar setores específicos. Algumas escolheram setores de alto valor agregado, como o tratamento térmico, enquanto outras procuram combinar sua experiência no mercado com valor agregado e serviço em um intento de evitar uma consolidação global de todos os setores da indústria dos serviços municipais de gestão de resíduos.





Espera-se que no período posterior ao ano 2002 se produza um maior crescimento, embora alguns sinais de maturidade em alguns mercados europeus provocarão uma desaceleração na evolução das receitas. Em um tom mais otimista, se espera que os preços médios melhorem,

Ano da Publicação: 2002
Fonte: Warmer Bulletin Enews #32-2002
Autor: Kit Strange - Editor, Warmer Bulletin
Email do Autor: kit@residua.com

Check Also

Processo de reciclagem de lâmpadas

BY RICARDO RICCHINIIN RECICLAGEM DE LÂMPADAS — 6 JUN, 2015 O termo “reciclagem de lâmpadas” …