Outras fontes de lixo

Detritos de esgotos



É tudo o que escoa de ralos e pias, tanques e banheiros, constituindo uma das maiores fontes de lixo. Em muitas áreas, para proteger a saúde das pessoas, esse lixo é coletado em redes de esgotos e levado até uma estação de tratamento. Lá, ele é separado e a parte liquida, já limpa, volta aos rios. A parte sólida é processada para formar uma lama que é jogada em terra ou nos mares. Os gases liberados podem ser usados para gerar eletricidade, que irá alimentar a estação de tratamento.



Muitas cidades, porém, ainda jogam esse esgoto não-tratado nos rios ou nos mares. O litoral, as praias e o mar ficam tão poluídos, que nadar nessas águas é pôr em risco a saúde. E se isso não é saudável para seres humanos, imaginem-se os prejuízos que podem causar às plantas e animais que habitam essas águas.





Lixo hospitalar



Hospitais e clínicas produzem lixo que pode estar infectado ou contaminado. Podem também se desfazer de drogas e remédios que costumam ser danosos, se tomados por pessoas erradas. Além disso, os hospitais produzem uma enorme quantidade de lixo comum, que é descartado da mesma maneira que o doméstico.



O lixo contaminado é, geralmente, incinerado no próprio local, mas, em 1988, algumas praias de Nova Iorque e de Nova Jérsei, Estados Unidos, foram interditadas, após ser constatado que lixo hospitalar havia sido derramado em suas águas. O Departamento de Saúde da cidade de Nova Iorque suspeitou que esse lixo fora despejado no mar ilegalmente, mas o incidente serviu apenas para ressaltar o problema do despejo clandestino e mostrar a necessidade de descartar o lixo contaminado de maneira segura.



Escapamentos dos carros

Os gases que escapam dos carros poluem o ambiente e podem prejudicar a saúde das pessoas. Os canos de escapamento dos veículos são responsáveis por uma grande produção de monóxido de carbono e de chumbo, que ficam no ar e contribuem para agravar o problema da chuva ácida. O chumbo é altamente tóxico e prejudica seriamente a saúde das crianças e dos fetos. Para salvaguardar o meio ambiente, está-se desenvolvendo em muitos países uma gasolina livre de chumbo. Esses gases dos escapamentos contêm, também, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio que contribuem para a formação do smog, uma forma de poluição do ar. O famoso smog de Los Angeles é causado pela fumaça dos carros (smoke) que se combina com a névoa (fog).



Conversores catalíticos estão sendo usados cada vez mais para controlar esses gases. Quando instalados em um carro, eles convertem gases perigosos em vapor d‘‘água e gás carbônico, mas só podem ser usados com gasolina livre de chumbo. Outra solução possível para a poluição causada pelos carros é o motor de combustão limpa que está sendo desenvolvido pelas fábricas de automóveis. Esses motores queimam o combustível mais eficientemente, reduzindo os resíduos e a poluição.



Outro processo para reduzir esse tipo de poluição é diminuir o uso de carros. Se você observar o engarrafamento de veículos que se dirigem, todas as manhãs, em direção ao centro da cidade, vai notar que em muitos carros só há uma pessoa. Cada carro gasta uma preciosa energia e produz um indesejável lixo. Usando bicicletas, ônibus, trens e lotação, estaremos ajudando a preservar o meio ambiente.





Sujeira



É uma forma de lixo diário: desde papéis de bala, notinhas, latas de bebida, garrafas e sacos plásticos, até equipamentos de pescaria e velhos carros abandonados. Sujeira é tudo aquilo que se joga fora impropriamente, ou seja, uma outra forma de poluição. Pode ser encontrada nas ruas, nos campos e nas praias. É desagradável, feia e perigosa – tocos de cigarros podem causar incêndios, garrafas podem ser armadilhas mortais para pequenos animais, como ratos e camundongos, e sacos plásticos podem sufocar animais ruminantes.



Pense em tudo o que você joga fora. Como você se sente a respeito da sujeira no lugar e

Ano da Publicação: 2005
Fonte: http://www.conhecimentosgerais.com.br/preserveomundo/lixo-e-reciclagem/outras-fontes-de-lixo.html
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

GUIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS

6ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA EDIÇÃO APROVADA PELA CÂMARA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E PELA …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *