País de Gales – Resíduo de óleo transformado em combustível verde
O resíduo de óleo vegetal descartado por escolas e restaurantes será transformado num combustível ecologicamente correto na primeira cooperativa de biodiesel do RU. O The Scotsman relata que seis trabalhadores da Sundance Renewables ganham um salário igual e possuem uma parte igual na cooperativa sem fins lucrativos em Camarthenshire, no sul do País de Gales.
A Sundance espera produzir 7.000 litros de combustível por semana utilizando cerca de 8.000 litros de óleo. A empresa coletará o óleo usado em cozinhas da região, irá filtrá-lo e transformá-lo num combustível que pode ser utilizado para abastecer quase todo veículo a diesel. O biodiesel custa tanto quanto o diesel comum e os veículos abastecidos com ele têm o mesmo desempenho que os abastecidos com combustível comum, mas não eleva os níveis de dióxido de carbono e não prejudica o meio-ambiente. Se for derramado, pode ser queimado de forma limpa sem a emissão de vapores nocivos. O combustível é vendido a granel, e teoricamente pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha espaço para armazenar os tambores de combustível.
A Administração do Parque Nacional de Brecon pretende utilizar o combustível para abastecer seus veículos e os conselhos locais também demonstraram interesse em comprar o biodiesel. O óleo vegetal pode ser colocado diretamente em alguns veículos, mas para a maioria deles, o óleo é muito denso e precisa primeiro ser refinado, e o imposto deverá ser de 27,1 pence por litro do combustível. A empresa tem oferecido sistemas alternativos de geração de energia eólica, solar e da biomassa há muitos anos, mas a fundadora Jan Cliff admitiu que a instalação de uma fábrica biológica foi um desafio.
Ela disse: “A produção de combustível tem sido completamente controlada pelas grandes multinacionais. É raro encontrar processos industriais desta natureza estabelecidos em caráter sem fins lucrativos.”
Ano da Publicação: | 4 |
Fonte: | WARMER BULLETIN ENEWS #27-2004 |
Autor: | Kit Strange - Editor, Warmer Bulletin |
Email do Autor: | bulletin@residua.com |