Papel é feito a partir de plástico

Universidade Federal de São Carlos e Vitopel desenvolvem tecnologia capaz de produzir folhas de papel a partir de plástico reciclado.

Cada embalagem de plástico leva cerca de 400 anos para se decompor. Hoje, mesmo depois de algumas boas campanhas de conscientização, quatro em cada dez embalagens plásticas ainda vão parar em aterros. Pensando nisso, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto à empresa argentina Vitopel, decidiu inovar a indústria da reciclagem desenvolvendo uma tecnologia capaz de produzir folhas de papel a partir de plástico reciclado.
No processo de fabricação, tampinhas, rótulos de garrafa, embalagens de salgadinho e sacolinhas de supermercado são transformados em pequenos grãos que passam por um rolo compressor até virar papel. O reaproveitamento do plástico é feito em uma fábrica, no interior de São Paulo, e o produto final pode ser usado em outdoors, tabuleiros de jogos, etiquetas, livros e cadernos escolares.
Apesar de ter uma textura diferente, um caderno feito com papel sintético pode ser usado normalmente, porque a tinta da caneta adere da mesma forma. E além da vantagem ambiental, as folhas não rasgam nem molham. Isso é que é inovação!

Ano da Publicação: 2012
Fonte: ASBOASNOVAS.COM
Link/URL: http://asboasnovas.com/biosfera/papel_e_feito_a_partir_de_plastico
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

FGV e ABREN lançam MBA em recuperação energética e tratamento de resíduos

O curso, pioneiro no Brasil, reúne um corpo docente de alto nível, formado por profissionais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *