PepsiCo lança garrafa com origem 100% vegetal

Após a Coca-Cola lançar a garrafa PlantBottle, que tem 30% de sua matéria-prima em origem vegetal, a PepsiCo lançou a primeira versão do mundo de uma garrafa 100% a base de plantas. A novidade foi anunciada nesta semana pela empresa, que comemorou a redução da pegada de carbono no processo de fabricação da embalagem.

“Esta inovação é um avanço para o desenvolvimento transformacional da PepsiCo e da Indústria de bebidas, e um resultado direto de nosso compromisso com a pesquisa e desenvolvimento”, informou o CEO da empresa, Indra Nooyi.

A garrafa, lançada pela marca norte-americana, é feita de bio-base de matérias primas, como capim, casca de pinheiro e casca de milho. No entanto, as pretensões são de que esse leque de itens seja expandido para incluir outros subprodutos agrícolas usados na fabricação de outros alimentos. Na lista de produção futura devem estar cascas de laranja, batata, aveia e outros produtos.

Através de diversos processos biológicos e químicos a empresa chegou a uma estrutura molecular muito parecida com o polietileno tereftalato, o PET do qual as garrafas são feitas normalmente. Por isso, a consistência e aparência será mantida e o resíduo pós uso também é totalmente reciclável.

Ao lançar a PlantBottle a Coca-Cola anunciou que o novo processo de fabricação da garrafa deixaria de usar cinco mil barris de petróleo. A PepsiCo, por sua vez, ainda não divulgou o tamanho da redução no ingrediente fóssil, mas garantiu que as garrafas serão produzidas em grande escala até o ano que vem.

Ano da Publicação: 2011
Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2207/pepsico_lanca_garrafa_com_origem_100_vegetal/
Link/URL: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2207/pepsico_lanca_garrafa_com_origem_100_vegetal/
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Prefeitura apresenta projeto da PPP da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

SERÁ ENVIADO À CÂMARA MUNICIPAL UM PROJETO DE LEI (PL), DE AUTORIA DO PREFEITO ODELMO …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *