O plástico tem centenas de aplicações. Suas características como impermeabilidade, maleabilidade e durabilidade salvam vidas, ajudam no desenvolvimento científico e econômico, e protegem o meio ambiente.
Proteções de plástico auxiliam na produção de bilhões de toneladas de alimentos e evitam perdas por transporte e alterações do clima.
Embalagens de plástico garantem que hortifrutigranjeiros, carnes, laticínios e bebidas naturais cheguem fresquinhos à mesa.
Bolsas de sangue, cateteres, máquinas de circulação extracorpórea, microesferas para reduzir tumores e embalagens para resíduos hospitalares são materiais plásticos que ajudam na cura e na prevenção de doenças.
Impedir a contaminação dos solos, evitar erosões, canalizar esgotos, preservar a água e gerar energia são algumas das contribuições do plástico à preservação do meio ambiente.
Com plástico reciclado fabrica-se uma infinidade de produtos como vestuário, componentes automotivos, conduítes, carpetes, bolsas, artigos de comunicaçãovisual, solados, pallets, móveis.
A ciência vem desenvolvendo aplicações surpreendentes com o uso do plástico, como "narizes" para detectar odores e escape de gases tóxicos, "línguas" para identificar sabores e evitar intoxica ções e cobaias artificiais para experimentos científicos.