A Feira Mundial das Eco-Tecnologias, da performance energética e do desenvolvimento sustentável
Otimização dos recursos, luta contra a mudança climática e preservação da saúde, Pollutec Horizons atua mais do que nunca como um catalisador das tendências mais importantes do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. De 29 de Novembro a 2 de Dezembro de 2011, em Paris Nord Villepinte, a feira apresenta uma oferta única de soluções inovadoras, inúmeras oportunidades de intercâmbios e um extenso programa de palestras, discussões e debates para fazer um balanço de todos os atuais desafios ambientais e energéticos. Ele acolhe em especial um evento europeu dedicado às tecnologias limpas (cleantechs), outro principal eixo transversal desta nova edição.
No centro da feira, o controle das poluições mostra notáveis evoluções. De fato, quer seja o tratamento da água, do lixo, dos solos ou do ar, os objetivos de preservação estão cada vez mais ambiciosos. Pollutec Horizons torna-se o vetor de divulgação através seus vários Fóruns e Ilhas específicos: Sítios e solos, Qualidade do ar, Fluidos supercríticos e membranas, Obras sem valas e, pela primeira vez, Aplicativos satélites que oferecem incríveis oportunidades para a AMC (Análise Multi-Critérios) aplicada ao meio ambiente sempre presente em peso na feira. Diversos eventos importantes sobre a qualidade do ar interno também estão previstos dentre os quais a apresentação dos resultados da fase II da pesquisa nacional «creches, escolas», o difícil equilíbrio saúde-ar-energia e a integração mais acentuada da problemática na HQE (critério da alta qualidade do meio ambiente na construção).
Neste sentido, a tendência para a otimização dos recursos (cf. Consumo mais limitado, medidas para recuperação mais intensas) ilustra-se simultaneamente nas Ilhas Reciclagem e Água autônoma e inserido no percurso Performance dos procedimentos industriais que permitirão identificar as soluções dedicadas a otimização dos procedimentos tanto de início: diagnósticos, engenharia, eco-concepção que no final: gestão dos fluídos, recuperação da água, valorização do aquecimento fatal ou da energia dos detritos ou co-produtos.
Verdadeira feira das eco-soluções a serviço do crescimento verde, Pollutec Horizons destaca as cleantechs e o green business como evidenciado pela presença de vários pólos de competitividade (dentre os 13 «Ecotech»), start-ups, laboratórios de pesquisa e agências especializadas, dando a oportunidade de atualização sobre os avanços nas pesquisas e sobre as maneiras possíveis de financiamento das eco-inovações. Em paralelo, a feira recebe «LeCleantech», primeiro evento europeu dedicado a este assunto, que combina conferências, visitas orientadas da feira, apresentações de projetos inovadores e encontros individuais, bem como os Green Business Meetings 2011, encontros de negócios comerciais e tecnológicos orientados ao meio ambiente, a energia e aos cleantechs. Um clube privado Cleantech e Smart grids estará instalado dentro da feira. E também um Fórum Técnicas do futuro será novamente organizado com a Ademe e Inéris. Dentre os temas programados: as nanotecnologias, a estocagem de energia, as pilhas de combustível bem como dispositivos para apoiar e promover a inovação. Cabe notar que o Prêmio da Jovem Empresa Eco-inovadora e o Prêmio das Técnicas Inovadoras serão entregues neste fórum
Diante do desafio maior imposto pela transição energética da economia, Pollutec Horizons foca fortemente sobre a energia e a mudança climática. A mutação esperada deve primeiramente passar por importantes esforços em matérias de performance energética, a feira propõe uma oferta variada nos setores dos diagnósticos, da auditoria e da medição. Um fórum Eficiência energética reunindo vários especialistas Pme, escritórios de estudos, agências – irá destacar temas da atualidade, tais como sinais de qualidade relacionados com a construção, os «smart grids» (redes inteligentes), a iluminação ou ainda os certificados de economia energética.
Outros pilares da transição energética destinados a uma real diversificação do mix energético, a valorização energética dos resíduos e as energias renováveis também terão destaque, através de um fórum dedicado e que reunirá os melhores especialistas e profissionais do mundo. Serão abordados mais especificamente a metanização, a biomassa e o fotovoltaico.
Multiplicação das normas, regulamentações sobre as declarações ambientais, necessidade de prestar contas e, portanto avaliar os caminhos utilizados, o desenvolvimento sustentável se fixa cada vez mais na vida das empresas e das coletividades. Para atender eficazmente às expectativas dos visitantes, os organizadores de Pollutec Horizons decidiram dar continuidade e fortalecer o desenvolvimento em matéria de mobilidade sustentável e gestão de riscos.·
– A eco-mobilidade será materializada pela apresentação de veículos com baixo teor de carbono e de ofertas inovadoras de serviços específicos para deslocamentos de baixo impacto, na presença, sobretudo, do polo Advancity – Cidades e mobilidade sustentáveis.
· A gestão dos riscos será abordada no Fórum Riscos e Gestão Ambiental onde inúmeros profissionais apresentarão os últimos avanços regulamentares (evolução da Iso 14001, revisão da diretiva Seveso III, certificação voluntária Atex) e técnicas (novos instrumentos de controle, proteção contra raios para os Icpe – Instalações classificadas para a proteção do meio ambiente, gestão do risco global Legionella, etc.).
Esta nova edição também destaca um tema importante de desenvolvimento sustentável, no centro da atualidade: a Engenharia ecológica. Deste modo, pela primeira vez, uma ilha Engenharia Ecológica e Biodiversidade permitirá a todos descobrir este segmento em plena estruturação na qual o objetivo é recuperar os habitats naturais e a biodiversidade. Especialista no diagnóstico, especificadores de soluções de compensação e concepção, profissionais na gestão de ecossistemas (meios naturais, urbanos ou sítios industriais) e pesquisadores estarão deste modo reunidos nesta ilha co-organizada pela Meddtl e o Polo Hydreos.
A responsabilidade social também terá destaque num espaço dedicado voltado aos profissionais (empresas de consultoria, organizações de treinamento e/ou avaliação) e um programa rico em conferências indo da familiarização com as noções até os métodos permitindo integrar a Iso 26000 na estratégia da empresa.
Enfim, Buy&Care, o encontro de profissionais de compras sustentáveis, concentrando-se principalmente sobre o abastecimento dos escritórios, a impressão e a comunicação bem como os produtos de manutenção. Mais que uma feira, Buy&Care que festeja seus cinco anos, constitui uma verdadeira plataforma de compras sustentáveis através do Anuário Buy&Care, as conferências dedicadas, os treinamentos Buy&Care e prêmio da Inovação Buy&Care. Cabe notar por exemplo a volta dos painéis indicativos ambientais (plataforma e experimentos em andamento), os resultados de uma pesquisa conduzida pela Cgpme sobre as relações entre os tomadores de decisão e os fornecedores, a definição dos critérios sociais dentro de uma política de compra (pública / privada), etc. As formações serão evidentemente realizadas sobre as compras responsáveis mas também sobre o Rse, a implicação das forças comerciais e da comunicação.
Data: | 29 de novembro de 2011 |
Início: | 1 de dezembro de 2011 |
País: | France |
Cidade: | Paris |
Informações para Contato: | |
Tel: | +55 11 3711-0001 |
Email:: | brazil@promosalons.com |
Link: | http://www.pollutec.com/GB.htm |