Poluição por disposição inadequada de resíduos sólidos pela pessoa jurídica de direito privado e sua responsabilização penal nos termos da lei 9.605/98 – lei de crimes ambientais

O presente trabalho teve a finalidade de avaliar a eficácia da responsabilização penal das pessoas jurídicas de direito privado quando do cometimento de crime de lançamento de resíduos sólidos, bem como os efeitos causados ao meio ambiente, e o levantamento das devidas penas a serem aplicadas. Ainda, no presente trabalho foi feito o levantamento de técnicas de tratamento para os resíduos sólidos, buscando desta forma o menor grau de poluição e contaminação do meio ambiente, e a preservação da saúde dos seres humanos. A responsabilização da pessoa jurídica na área penal é um tema polêmico e inovador, tendo em vista que quando se falava em responsabilização da pessoa jurídica por prática de crime ambiental, as penas aplicadas eram no âmbito civil e administrativo, com aplicação de multas e não com pena privativa de liberdade para os sócios-proprietários, ainda mais se o crime fosse praticado por funcionário.
Porém, com a necessidade da preservação do meio ambiente, como bem essencial para a qualidade de vida dos seres humanos, e para se evitar a degradação sem limites, os juízes reformularam sua maneira de entender o assunto e passaram a julgar, impondo a responsabilidade penal para a pessoa jurídica, sendo tal posicionamento e entendimento recente. Atualmente, o crime mais praticado pelas pessoas jurídicas de maneira indiscriminada e sem limites é o de poluição por lançamento de resíduos sólidos, casos em
que se não houver uma rigorosa punição pela prática de tais crimes e imposição de penas rigorosas aos agentes infratores, mesmo na qualidade de pessoa jurídica, os danos causados ao meio ambiente podem ser catastróficos, e muitas vezes irreversíveis. Sendo assim, a presente pesquisa visou atingir às pessoas estudiosas da área do Direito, Direito Ambiental e Ciências Ambientais, de uma maneira informativa e consciente e demonstra a possibilidade da responsabilização penal da pessoa jurídica de direito privado ao cometer crime de poluição por lançamento de resíduos sólidos.
Palavras-chave: Resíduos Sólidos. Pessoa Jurídica. Responsabilidade Criminal. Crimes Ambientais. Responsabilidade Ambiental. Direito Ambiental. Direito Penal.

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *