Prancha de Su… de garrafa PET

O que começou como um trabalho acadêmico de criação de um vídeo viral, para faculdade ESPM, virou uma ação de reciclagem totalmente voltada para o surf e o meio ambiente. Aprenda a fazer sua prancha PET.
Um grupo de amigos se juntou para fazer a primeira prancha de garrafas PET do Brasil, seguindo os passos do grande surfista gaúcho Jairo Lumertz, que reside há anos no Hawaii com seu irmão, e também grande nome do surf brasileiro Igor Lumertz, pioneiros na produção de pranchas de surf de garrafas PET. Com este material pretendiam fazer um vídeo que chamasse a atenção das pessoas e empresas ligadas ao surf para um assunto muito delicado que é a preservação do nosso ambiente e formas de reciclar nosso lixo com criatividade.

Foi ai que começaram a entrar em contato com amigos de todas as partes para fazer este vídeo com eles surfando na prancha de garrafas PET, como tinham um prazo a cumprir acabaram pegando um feriado para fazer esta ação, e infelizmente vários destes amigos estavam viajando para outras praias ou não puderam por algum outro motivo, mas, quando ligaram para Ki Fornari e Peterson Marchese, sentiram na empolgação dos dois a chance de fazer a primeira filmagem de um surfista em uma prancha PET aqui no brasil, pois em outros países esta arte já vem sendo desenvolvida há alguns anos.

O grupo foi atrás dos dois nas praias onde residem, Atlântida e Tramandaí, e no sábado do feriado Ki Fornari pega a primeira onda, toda equipe Recicle estava registrando o acontecimento direto do Píer, e no final da onda, quando viram que tudo aquilo era possível mesmo, começaram a gritar de emoção junto com Ki que terminava de surfar sua onda, os gritos foram ouvidos por todo Píer e ao sair da água, várias pessoas vieram ver o que era aquilo que aquele surfista segurava e o que estava acontecendo, e foi neste momento que viram que o sonho tinha virado realidade.

Agora era tocar adiante a campanha e a ação, partindo para Tramandaí no domingo de manhã, encontraram com o Pet, exelente apelido para quem esta fazendo parte de uma campanha com garrafas PET, e em mais uma manhã do feriado, tudo ocorreu perfeitamente, com nosso amigo Peterson Marchese pegando altas ondas ao lado do píer com uma prancha de garrafas PET e mais uma vez chamando a tenção de todos na praia para este novo acontecimento.

Na segunda feria e último dia para fechar as gravações, o grupo se deslocou a Torres para encontrar seus amigos que residem por la, mas ao chegar perto da praia notaram que o mar estava muito ruim, um vento nordeste castigava a beira da praia deixando o mar mexido e as condições para o surf precárias. Em uma ligação no início de tarde para Caíque Milanês, confirmaram que todas as praias estavam praticamente sem condições de surf, foi ai que no fim do dia Rodrigo Munhoz, membro do grupo Recicle, decidiu experimentar a prancha, confirmando o que Ki Fornari e Peterson Marchese já aviam dito, “Me senti um muleke reaprendendo a surfar, muito bom!” uma sensação que só o surf proporciona.

Receita da prancha PET:
* Em média 30 garrafas inteiras e 25 cortadas (sem o topo e sem a base);
* Uma tampa completa de gelo seco para cada garrafa (deixa a garrafa mais dura);
* Cola resistente (nós utilizamos uma cola à base de poliuretano);
* Usamos dois cabos de vassoura como longarina, mas use sua criatividade para reforçar a prancha;
*Lixe um pouco as partes que servirão de encaixe e o excesso de cola nas junções;
*Prense bem as fileiras na hora de colar;
*Um reforço com tecido e resina ajuda a alinhar a partes minimizando a possibilidade de infiltração e fortalecendo a prancha.
Para dúvidas e informações entre em contato pelo email recicleseusurf@gmail.com ou no twitter @recicleseusurf

fonte: www.ondasdosul.com.br

Ano da Publicação: 2011
Fonte: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1198
Link/URL: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1198
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

FGV e ABREN lançam MBA em recuperação energética e tratamento de resíduos

O curso, pioneiro no Brasil, reúne um corpo docente de alto nível, formado por profissionais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *