Em 2001, a rede de supermercados Pão de Açúcar e a Unilever chamavam a atenção da população ao iniciar uma ação que seria essencial para a sociedade alguns anos depois: a reciclagem. O pioneirismo veio com o Programa Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, que em doze anos já arrecadou mais de 67 mil toneladas de materiais recicláveis e se consolida como o primeiro programa de parceria entre varejo e indústria no cenário nacional de reciclagem.
Os materiais reciclados são doados para 36 cooperativas de reciclagem parceiras do Programa. Além do caráter social da ação, com a geração de renda e a inclusão social beneficiando mais de 6,9 mil pessoas direta e indiretamente por ano, as estações de reciclagem contribuem também com a disseminação do descarte consciente.
O que começou em apenas 12 lojas da rede, hoje já pode ser visto em 123 unidades de todo país. Tal resultado só pode ser obtido graças aos clientes que acreditam e colaboram com o Programa, realizando o descarte nas Estações, o que fez do projeto uma referência para o setor.
O GPA está na ponta das relações de consumo conectando clientes, produtos e serviços. “Nosso objetivo é fazer isso de acordo com bases sustentáveis, assegurando a perenidade dessas relações e a perpetuidade da empresa. Uma mudança de atitude simples, como descartar corretamente os resíduos, promove benefícios significativos para o meio ambiente e para a sociedade”, comenta José Roberto Tambasco, presidente de varejo alimentar do GPA.
Realizadas em parceria com a Unilever, as Estações de Reciclagem são confeccionadas em material reciclado e funcionam como Postos de Entrega Voluntária (PEVs). Localizadas nos estacionamentos das lojas do Pão de Açúcar, as Estações recebem papel, vidro, plástico, metal, óleo de cozinha usado e algumas unidades recebem embalagens aerossóis.
“A Unilever tem um compromisso claro de reduzir impacto ambiental ao mesmo tempo em que promove o crescimento da companhia e colabora para mudanças positivas na sociedade. Este programa vai de encontro a todos estes objetivos, ao promover a reciclagem por meio da colaboração entre indústria, clientes, comunidade e consumidores, beneficiando a todos”, afirma Julio Campos, vice-presidente de vendas da Unilever.
Atento as necessidades do consumidor, o projeto está em constante evolução. Em 2007, a rede incluiu nas Estações pontos de arrecadação de óleo de cozinha, onde já foram coletados mais de 1,2 milhão de litros do produto usado, e grande parte é encaminhada para a produção de biocombustível.
“O grande benefício da iniciativa é, sem dúvida, podermos inserir o tema sustentabilidade no dia a dia das pessoas, fazendo da coleta seletiva uma atitude natural”, finaliza Tambasco.
Fonte: Pautas INCorporativa
Ano da Publicação: | 2013 |
Fonte: | Reciclaveis.com.br |
Link/URL: | http://www.reciclaveis.com.br/noticias/01305/0130507programa.htm |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |