Projeto cearense transforma lixo em crédito na conta de energia – 23/06/2012

A Companhia de Energia do Ceará (Coelce) apresentou na Mostra Sebraetec o Ecoelce, projeto de reciclagem de resíduos sólidos que permite ao consumidor entregar certos tipos de lixo reciclável em pontos de coleta e receber um crédito, que é abatido na conta de energia elétrica. Criada em 2007, a ação abrange todo o estado do Ceará e atende a mais de 400 mil clientes cadastrados.

A Mostra Sebraetec integra a programação do Sebrae na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, e funcionou até dia 23/06, no Parque do Flamengo, ao lado do Museu de Arte Moderna (MAM).

Segundo o professor de gestão de economia ambiental Albert Brasil Gradvoh, idealizador do projeto, só em Fortaleza (CE) são recolhidas cerca de 20 toneladas de lixo reciclável por mês por meio do Ecoelce. Ele conta que a participação na mostra tem sido muito proveitosa. “É uma oportunidade ímpar. O Sebrae é um grande parceiro, que agora nos ajuda na ampliação do projeto, quando é preciso profissionalizar as empresas que recebem os resíduos”, esclarece.

Horácio de Oliveira Melo, consultor da MM Consultoria, prestadora de serviço cadastrada no Sebraetec, explica que a meta é fechar parcerias com prefeituras para disseminar o Ecoelce em pequenas cidades. “Estamos capacitando em gestão do negócio as micro e pequenas empresas de reciclagem”.

Por seus resultados, o Ecoelce já conquistou mérito no Brasil e exterior. O prêmio mais importante foi oWorld Business and Development Awards (WBDA), da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto foi reconhecido como alinhado aos princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo.

O Projeto

Após o cadastro no Ecoelce, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistemaon line, o material é pesado e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.

Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. O Ecoelce aceita vários tipos de resíduos, como papel, papelão, garrafas PET, latas, vidro, ferros em geral, tetrapak, plásticos e óleo de cozinha.

Fonte: Sebrae via: http://www.agenciasebrae.com.br/noticia/13670389/desenvolvimento-sustentavel/ecoelce-transforma-lixo-em-creditos-na-conta-de-energia/

Ano da Publicação: 2013
Fonte: ICLEI Resíduos
Link/URL: http://www.iclei.org.br/residuos/?p=1681
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Buscando o IPI menor, montadoras estudam reciclagem de veículos usados

Proposta que está sendo avaliada junto com o governo proporcionaria redução do imposto em unidades …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *