O gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares, entre as muitas opções técnicas desenvolvidas, apresenta a coleta seletiva onde, através da conscientização prévia dos indivíduos envolvidos, permite a seleção e encaminhamento de diferentes materiais ao processo de reciclagem. Esta opção gerencial requer, no entanto, participação efetiva e consciente que, no presente estudo foi planejada e implantada junto ao ensino público fundamental, baseada na coleta de informação local (caracterização sócio, econômica e cultural relativa a resíduos sólidos domiciliares e caracterização física destes resíduos) e nos princípios da educação ambiental e dos 3Rïs (redução, reutilização e reciclagem). Os resultados alcançados permitem avaliar positivamente a iniciativa de envolver, no programa de coleta seletiva, uma unidade escolar em sua totalidade de alunos, professores, direção e funcionários. O estudo permite concluir que a iniciativa, se monitorada, cria condições a médio longo prazo de auto gerenciamento do programa via proposta pedagógica e motivação pessoal dos indivíduos envolvidos.(AU)
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