Reatores de lâmpadas fluorescentes são perigosos?

Quando armazenados em tambores lacrados, são inertes. Porém desmontados, liberam os resíduos tóxicos perigosos: capacitores de óleo ascarel, DEHP e resina impregnada.

A legislação brasileira e a ABNT através da NBR 10004 determinam o tratamento ou descarte controlado desses resíduos; porém, como estão contidos no interior dos reatores, os consumidores desconhecem os seus perigos e a necessidade de enviá-los para empresa ambientalmente licenciada.

Na área de reciclagem de resíduos, reatores são muito procurados por sucateiros, que auferem lucros com a venda do ferro e do cobre contidos em seu interior; infelizmente, capacitores e resinas, sem valor comercial, acabam sendo descartadas sem nenhum controle, poluindo o meio ambiente.

A Ativa Reciclagem dispõe de um processo limpo e transparente. Nele, os resíduos perigosos são separados e destinados corretamente para tratamento ambiental; o ferro e o cobre são recolocados na cadeia produtiva em sua forma original e a reciclagem dos reatores de iluminação está assegurada.A Ativa Reciclagem fornece laudo de desmanufatura e destinação ambiental dos itens correspondentes, que asseguram ao gerador do resíduo o cumprimento da legislação e a preservação do Meio Ambiente!

Ano da Publicação: 2011
Fonte: http://www.ativareciclagem.com.br/perigosreatores.htm
Link/URL: http://www.ativareciclagem.com.br/perigosreatores.htm
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

FGV e ABREN lançam MBA em recuperação energética e tratamento de resíduos

O curso, pioneiro no Brasil, reúne um corpo docente de alto nível, formado por profissionais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *