RECICLAGEM

Reciclagem significa separar, recolher, processar e usar a matéria-prima já utilizada para produzir alguma coisa novamente. Normalmente, nesse processo utiliza-se também matéria-prima nova e energia. A indústria de reciclagem brasileira, apesar de muito deficiente, emprega cerca de 150.000 catadores de lixo. O investimento em reciclagem pode ser uma medida que pode empregar muitas pessoas, principalmente numa situação com altos níveis de desemprego como a atual. Isso é o que tem acontecido em várias cidades brasileiras, onde estão sendo formadas cooperativas de catadores. Por exemplo, a ASMARE, em Belo Horizonte, reúne vários ex-catadores em lixões, que agora operam duas unidades de reciclagem e têm uma renda mensal de aproximadamente R$200. Experiências semelhantes ocorrem em Araçatuba e Catanduva em São Paulo, Penha em Santa Catarina e Ponta Grossa, no Paraná, entre outras. O que pode ser reciclado? Os itens mais comuns são o papel, o plástico, o vidro e o metal. Além disso, o lixo orgânico, como cascas de frutas, folhas e restos de verduras, podem ser recicladas através da compostagem.

A reclicagem além de ser um processo benéfico ao meio ambiente , traz inúmeras vantagens para nós. Como o reaproveitamento de materiais poupamos o acúmulo de lixo nos aterros, e consequentemente escassez do material. Para reciclar seu lixo é muito simples: basta você separá – lo pelo tipo de material . Ex: jornais velhos, papeis, papelão, etc. em um saco, garrafas plasticas, potes plásticos em outro e assim por diante fazendo o mesmo com vidros e lixo organico. Depois basta ir na lata específica para reclicagem mais próxima de sua casa e depositar o lixo.

Certos materias não devem ser reclicados como papel amanteigado, celofane, lâmpadas florecentes ou papel de alumínio.

Fique de olho nesses símbolos. Eles identificam os materiais recicláveis mais comuns, o que facilita o encaminhamento para a reciclagem após o uso. Procure-os nas embalagens.

Você também pode separar os recicláveis do seu lixo utilizando cores diferentes para cada recipiente:

papel – azul
vidro – verde
metal – amarelo
plástico – vermelho

Ano da Publicação: 2010
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/reciclagem.php
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

FGV e ABREN lançam MBA em recuperação energética e tratamento de resíduos

O curso, pioneiro no Brasil, reúne um corpo docente de alto nível, formado por profissionais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *