Pesquisa divulgada recentemente pelo Ibope Mídia aponta que a maior parte dos brasileiros reconhece a importância da reciclagem de lixo, embora apenas uma pequena parcela faça esforço consciente para reciclar.
Conforme aponta a pesquisa, 85% dos brasileiros entre 12 e 65 anos, residentes nas regiões metropolitanas das nove maiores capitais brasileiras e no interior de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste, consideram a reciclagem um dever de todo cidadão. Mesmo assim, 57% reconheceram não contribuir nesse processo.
Segundo a gerente de Marketing do Ibope, Juliana Sawaia, essa diferença entre partidários da reciclagem e efetivos praticantes acompanha uma tendência do dia a dia. “Normalmente, as pessoas consideram uma causa importante, mas na prática é diferente. Um exemplo é a pergunta feita na mesma pesquisa, querendo saber se as pessoas estariam dispostas a trabalhar por uma causa nobre. Nesse caso, 65% dos entrevistados disseram que trabalhariam, embora apenas 12% realmente desempenhem algum tipo de trabalho voluntário”, afirma Sawaia.
Entretanto, o resultado da pesquisa é considerado satisfatório pelo Ibope. Para Sawaia, o fato de 85% dos entrevistados entenderem a importância da reciclagem é extremamente positivo, pois indica que a absorção de informações sobre o meio ambiente tem sido maior. “Isso significa que o meio ambiente deixou de estar escondido na gaveta e tem passado a fazer parte da vida das pessoas”, analisa. Sawaia afirma ainda que o aumento das informações à população sobre reciclagem tende a mudar sua mentalidade, fazendo com que os esforços nesse sentido aumentem.
Ranking
A pesquisa do Ibope apontou as cidades de Salvador e Porto Alegre como as mais conscientes quanto à importância da reciclagem. Já a cidade que, na prática, mais se esforça para reciclar é Curitiba, onde a quantidade de pessoas que possuem hábitos de reciclagem chega a 68%. Na cidade de São Paulo, os cidadãos que dizem se esforçar para reciclar chegam perto da média nacional, representando 58% da população.
Os “esforços para reciclagem” abordados pela pesquisa do Ibope não apontam ações específicas, como a coleta seletiva, ou a preferência por embalagens recicláveis. Trata-se de frases em que o entrevistado responde segundo níveis de concordância. No caso considerado, os participantes deveriam responder, numa escala de concordância, se faziam esforços conscientes para reciclar.
Fonte: Info Money
Ano da Publicação: | 2008 |
Fonte: | http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00807/0080701tema.htm |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |