Reciclagem de bicicletas no Japão

Reciclagem de bicicletas no Japão

Ryoukan, uma organização não-governamental em Sanjo, Prefeitura de Nligata, Japão, acabou de lançar um serviço grátis de aluguel de bicicleta no início do mês para pessoas que precisam de uma bicicleta por um período curto de tempo.

Asia Intelligence Wire (Rede de Inteligência Asiática) declara que as bicicletas usadas no serviço – chamadas Charippa – são bicicletas recicladas que foram abandonadas nas estações JR e em outros lugares. Charippa é uma palavra composta por “charinko” – uma forma de descrever bicicleta em japonês – e sapatilha. Os organizadores esperam que as pessoas usem as bicicletas com exatamente a mesma destreza que elas deslizariam em um par de sapatilhas.

Oito bicicletas encontram-se em stands em frente aos escritórios de Ryoukan, Estação JR Kita-sanjo, Livraria Maruyoshi Book Store, Estação JR Sanjo e centro comercial de Ichinokido. Em breve, Ryoukan incluirá um stand de bicicletas na frente da Estação JR Higashi-sanjo. Depois de usar, a bicicleta poderá ser retornada a qualquer stand. O número de bicicletas abandonadas na cidade vem crescendo, com uma estimativa de 600 bicicletas abandonadas este ano – 200 a mais do que os três anos anteriores juntos.

Ryoukan, um grupo de reciclagem estabelecido em Outubro do ano de 2000, teve originalmente a idéia de reusar bicicletas abandonadas que, de outra forma, teriam sido sucateadas. Depois de recolher bicicletas entulhadas em toda a cidade, Ryoukan contratou bicicletarias para consertá-las.

A ONG recebeu uma assistência de 2 milhões de ienes da Earth Environment Corporation (Empresa Global de Meio-Ambiente), Environment Ministry (Ministério do Meio-Ambiente)

Ano da Publicação: 2002
Fonte: Warmer News Letter
Autor: Keith Strange, tradução de Hernán Baeza
Email do Autor: kit@residua.com

Check Also

AMBIENTE NA EUROPA MELHOROU NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Um relatório divulgado pela Comissão Europeia no início de março mostra que, nos últimos cinco …