RECICLAGEM DE LÂMPADAS – RESÍDUOS PERIGOSOS

Lâmpadas de vapores metálicos, de mercúrio, de sódio ou fluorescentes, contêm em seu interior um metal pesado, o MERCÚRIO METÁLICO, substância tóxica que uma vez ingerida ou inalada, causa danos ao sistema nervoso de seres vivos, além de sérios prejuízos ao meio ambiente. Lâmpadas são resíduos altamente perigosos, que devem ser descontaminados por empresas especializadas.

Aproximadamente 80 milhões de lâmpadas são substituídas anualmente no Brasil, um grande passivo ambiental que necessita de cuidados especiais quanto à sua armazenagem, transporte e descontaminação.

Lâmpadas contendo mercúrio, metal altamente perigoso conforme norma ABNT – NBR 10004/04 estão classificadas como Resíduo Classe 1, portanto necessitam de descarte controlado, sendo indicada a reciclagem de lampadas como medida ambiental adequada.

A Ativa Reciclagem utiliza um processo de reciclagem a seco, capturando o mercúrio durante a destruição da lâmpada. Após a desmanufatura e tratamento, o vidro, metais, fósforo e mercúrio são preferencialmente reaproveitados em sua cadeia produtiva de origem.

Licenciada pela Cetesb, a Ativa Reciclagem fornece o Laudo de Desmanufatura e Descontaminação de Lâmpadas, o que assegura ao gerador a destinação correta de seus resíduos tóxicos, em conformidade com as normas ambientais em vigor.

Ano da Publicação: 2011
Fonte: http://www.ativareciclagem.com.br/perigoslampadas.htm
Link/URL: http://www.ativareciclagem.com.br/perigoslampadas.htm
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

FGV e ABREN lançam MBA em recuperação energética e tratamento de resíduos

O curso, pioneiro no Brasil, reúne um corpo docente de alto nível, formado por profissionais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *