Reciclagem de materiais: problemas e soluções

O crescimento da população concentrado nas grandes metrópoles, agravado pelo aumento da geração per capita de lixo, vem causando problemas para a destinação ambientalmente adequada do resíduo domiciliar ou urbano
Por: Eng. Adilson Santiago Pires – Diretor da Help Treinamento e Consultoria

Os fabricantes de embalagens a procura de aumentar a participação no mercado, desenvolvem novas embalagens, nem sempre ecologicamente corretas, ao utilizar materiais com características diferentes na mesma embalagem, o que dificulta o processo de reciclagem.

Caso típico é o da indústria de embalagens plásticas.

Devido a falta de consciência ambiental, grande parcela da população usa as embalagens inadequadamente, o que contribui para o aumento do volume de lixo.

Atualmente, um dos grandes desafios na área ambiental, é a destinação correta do lixo domiciliar, produzido diariamente pela população urbana em quantidades crescentes.

Em algumas cidades, devido a saturação das áreas de destinação de lixo e as dificuldades para o licenciamento de novas áreas, o lixo é transportado para outras regiões, resultando no aumento de custo e na sobrecarga da área de destinação.

O incentivo a educação ambiental, ao reuso, a coleta seletiva e a reciclagem de materiais, são atitudes a serem adotadas para reduzir o lixo que chega aos aterros e lixões.

Empreendimentos na área ambiental resultam em benefícios sociais, ambientais, na melhoria da qualidade de vida, e na preservação dos recursos naturais.

Investimentos em coleta seletiva, além da geração de renda, reduzirão em cerca de 42% o volume do lixo enviado para os aterros, aumentando a vida útil destas áreas e contribuindo também para o incremento de matéria prima para a indústria de reciclagem.

Os incentivos à reciclagem permitirão a expansão desta atividade, resultando em maior oferta de empregos e na preservação dos recursos naturais.

A população, adquirindo consciência de preservação ambiental, se preocupará em colaborar com programas de redução da geração de lixo e de coleta seletiva.

As mudanças climáticas aumentaram a preocupação dos governantes, empresários e população em geral, com os problemas ambientais, demonstrada pelas empresas na manufatura de produtos ecologicamente corretos (verdes) e na certificação em normas ambientais; parcela consciente e crescente da população procura consumir produtos “verdes”, contribuindo desta forma para a preservação dos recursos naturais e na redução dos impactos ambientais ao planeta.

Autor: Eng. Adilson Santiago Pires – Diretor da Help Treinamento e Consultoria

Ano da Publicação: 2011
Fonte: Setor Reciclgem
Link/URL: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1112
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Lixo é no lixo

BY RICARDO RICCHINIIN RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO — 7 MAI, 2015 Lixo é no lixo, …