Reciclando água, fazemos papel

Um novo método desenvolvido em Israel usa as águas residuais de zonas residenciais para fazer papel, um método que contribui com o meio ambiente e ajuda a baratear o preço da água e do papel. O curioso método foi inventado por Rafi Aharon, um médico da região de Tzur Yigal, detalha o jornal Yedioth Ahronoth.
Aharon garante que pode transformar águas residuais utilizando um novo recurso de aproveitamento do material sólido que é retido nos filtros das plantas urbanas de reciclagem e que são ricos em celulose. "Não há nenhuma razão para não fazer essa reciclagem, da mesma forma que fazemos com o plástico", afirmou Aharon, que explicou que 99,9% das águas que saem das casas são compostas por material líquido, sendo que apenas 0,10% pode ser considerada matéria sólida", declarou o médico.

Para o especialista, esse pequeno percentual é muito aproveitável porque contém celulose proveniente de alimentos, além de papel higiênico. O método reduz pela metade o material sólido e por isso a unidade de reciclagem precisa de menos eletricidade e produtos químicos para descontaminar a água, o que significa economia para os consumidores.

Depois de serem secados e purificados, os restos podem ser vendidos a empresas de papel a um preço inferior ao do papel reciclado comum. O sistema já foi instalado no sul de Israel, mesmo lugar onde conseguiram produzir grandes quantidades de celulose.

fonte: Terra

Check Also

Novo sistema de câmeras já reduz descarte irregular de lixo na região

Monitoramento implantado em Novo Hamburgo mudou a realidade de um dos principais pontos de descarte irregular da cidade geison.concencia@gruposinos.com.br Quem passa pela esquina das ruas Juarez e Carlos Reinaldo Schmenes, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, dificilmente imagina que, até poucos meses atrás, a calçada era tomada por sacos de lixo, móveis velhos, restos de construção e outros resíduos descartados de forma irregular. O ponto, conhecido pelos moradores pelo acúmulo constante de entulhos, mudou de cenário após a instalação de uma câmera de videomonitoramento voltada à fiscalização ambiental.