RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Os denominamos “resíduos da construção civil” são aqueles provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, bem como os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como tijolos, blocos cerâmicos, concreto, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltíco, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica, etc, geralmente chamados de “entulho de obra”.
Os geradores de tais “entulhos” podem ser pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas. Os coletores / transportadores de tais resíduos podem ser pessoas físicas ou jurídicas, que levam tais materiais para aterros de resíduos onde são adotados procedimentos técnicos adequados (bem como a existência de algumas restrições) a correta disposição dos mesmos no solo.
Por este motivo os resíduos da construção civil são classificados em 4 grandes classes: Classe A (os que podem ser reutilizados ou reciclados / ex. tijolos, blocos, argamassa, concreto, etc), classe B (os que podem ser reciclados para outras destinações / ex. plásticos, vidros, madeiras, etc), classe C (aqueles para os quais ainda não se encontrou, técnica e economicamente, alternativas que permitam a sua reciclagem / recuperação (ex. produtos oriundos do gesso) e os classe D (são os resíduos perigosos / ex. tintas, solventes, óleos, etc)
Portanto, ao se tratar com resíduos de construção civil – para muitos, um entulho que pode ser deixado em qualquer lugar pois não interfere com o meio ambiente – há que se estabelecer um sistema de gerenciamento (gestão) que vise reduzir, reutilizar (sem necessidade de qualquer transformação) ou reciclar (reaproveitamento dos resíduos após uma transformação).

Check Also

Praia de São Conrado tem ‘tsunami de plástico‘ e gera repercussão mundial

As fortes chuvas de sábado revelaram uma triste realidade na Praia de São Conrado, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *