Resíduos de construção e demolição (RCD’s)

Visitante Os resíduos de construção e demolição, popularmente chamados de entulho são compostos de materiais extraídos da natureza como areia, cal, argila e ferro que são destinados à construção civil

Por Rosana C. Moraes Guedes



Quando esses materiais de primeira linha são repostos através de reformas de casas, edifícios e comércios, consequentemente são inutilizados (jogados fora).



Muitas vezes são descartados de forma irregular, mesmo quando seus geradores contratam caçambas para o manejo destes, afinal nem todos os caçambeiros estão trabalhando de forma legalizada. Muitos não são cadastrados com a prefeitura e outros estão com seus cadastros vencidos, sendo assim, descartam esses resíduos em qualquer esquina, ou terrenos baldios para não terem que pagar pelo descarte em aterros legalizados. Esse descarte legalizado possui um custo para as empresas de caçambas e como possuem situação ilegal os mesmos não são fiscalizados pela prefeitura, gerando um grande problema para a sociedade civil.



Esses entulhos descartados irregularmente são abrigos para vetores de doenças como ratos, baratas e até mesmo escorpiões, entre outros, além de deixar uma imagem negativa à cidade e desestruturar o trânsito causando possíveis acidentes, pois atrapalha a passagem dos pedestres e, sobretudo, causa indiretamente, um grande impacto ambiental devido a excessiva procura de matéria-prima por parte das empresas de transformação dessa matéria, sendo que o resíduo quando separado pode ser triturado e se transformar um materiais de segunda linha, podendo ser comercializado a custo mais baixo.



Rosana C. Moraes Guedes

Graduada em Geografia e Pós Graduada em Gestão Ambiental

Setor Reciclagem



Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2006


Ano da Publicação: 2008
Fonte: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=410
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *