Resíduos de postos de combustíveis e concessionárias e afins

esíduos de postos de combustíveis e concessionárias e afins

Processos de troca de óleo lubrificante automotivo estão presentes na maioria das atividades de manutenção preventiva realizadas em oficinas automotivas, postos combustíveis, garagens, serviços portuários, ferroviários e aeroportuários. A falta de informações sobre a periculosidade destes óleos, aliada aos elevados custos para coleta e transporte, especialmente no Brasil, pelas dimensões continentais, tornou-se um fator preocupante, principalmente para as empresas de pequeno porte.

As oficinas automotivas são as maiores geradoras de óleos lubrificantes usados, e evidenciam a ausência de conhecimentos necessários para o manejo adequado desses óleos, Os óleos lubrificantes se contaminam, durante sua utilização, com produtos orgânicos de oxidação e outros materiais, produto do desgaste dos metais e outros sólidos, reduzindo sua qualidade. Quando a quantidade desses contaminantes é excessiva, o lubrificante já não cumpre o seu papel e deve ser substituído. Esses são os chamados óleos lubrificantes usados ou contaminados e devem ter a destinação ambientalmente adequada a fim de evitar a contaminação e preservação os recursos naturais. No Brasil, segunda a Resolução nº 362/05 do CONAMA, esses resíduos devem ser recolhidos para refino.

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *