Resíduos Sólidos: precisamos falar sobre isso

á é consenso no amplo debate internacional sobre desenvolvimento sustentável, que se o uso de recursos e geração de resíduos continuar na velocidade atual, vamos precisar de um planeta gêmeo para suprir as nossas necessidades, a partir de 2030. Diante de tal cenário, convidamos duas autoridades para falarem sobre esse tema central na palestra “Resíduos Sólidos: precisamos falar sobre isso”.

Carlos Silva Filho, diretor presidente da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), mostrará os números e o impacto do consumo crescente na produção de lixo e o custo ambiental dos lixões, além de apresentar os desafios, soluções e sustentabilidade das ações que envolvem a reciclagem do lixo e a logística reversa; comparar o manejo de resíduos sólidos dos outros países com a situação brasileira e as perspectivas para o futuro.

Na sequência, teremos o depoimento de Tião Santos, ex-catador de recicláveis e um dos protagonistas do documentário “Lixo Extraordinário”, indicado ao OSCAR em 2011. Ele falará sobre a sua trajetória de superação, abordando a importância do trabalho dos catadores no contexto de uma responsabilidade compartilhada entre o setor público, iniciativa privada e sociedade civil. A vivência de Tião no Lixão Gramacho resultou na fundação da ACAMJG (Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho), lhe permitindo discutir com propriedade os aspectos sociais, econômicos e ambientais originados pela problemática do lixo.

Data: 24 de setembro de 2015
Início: 1 de setembro de 2015
País: Brasil
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro RJ
Informações para Contato:
Email:: escassez-desperdicio@tudocultural.com.br
Link: www.syngentaphoto.com.br

Check Also

Pós-Graduação em Gestão Pública Aplicada ao Meio Ambiente

Pós-Graduação em Gestão Pública Aplicada ao Meio Ambiente https://faculdade.ibam.org.br/pos-graduacao-gestao-publica-aplicada-ao-meio-ambiente/ Dias 01/04/2023 Local: Rio de Janeiro, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *