Este trabalho descreve a pesquisa sobre a técnica de estabilização de encostas com o
uso de pneus, realizada no Rio de Janeiro, Brasil. Malhas de pneus usados foram testadas
como alternativas para construção de muros de contenção e para utilização como elementos
de reforço de solos
Um muro experimental com 60m de comprimento e 4m de altura foi construído com
camadas horizontais de pneus preenchidos com solo compactado. Os pneus foram amarrados
entre si com corda de polipropileno ou arame de gabião. Uma sobrecarga de solo compactado
com 2m de altura foi colocada sobre o retro-aterro de solo. O muro apresenta 4 seções
instrumentadas, com características diferentes quanto à amarração, geometria e configuração
dos pneus (cortados ou inteiros). Apresenta-se uma breve descrição dos aspectos construtivos
e do comportamento mecânico das 4 seções do muro.
Quanto a utilização de pneus usados como elementos de reforço de solos foram
executadas campanhas de ensaios de arrancamento. Nestes ensaios, malhas de pneus cortados
e inteiros enterrados, sob diferentes tensões confinantes, foram submetidas a esforços de
tração. O objetivo desses ensaios foi avaliar o comportamento tensão-deformação-resistência
do aterro reforçado para diferentes arranjos de pneus.
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