Reutilização de antigos celulares equivaleria à retirada de 4 milhões de carros de circulação

Câmera, bluetooth, dispositivos de armazenamentos musicais e uma série de novas tecnologias que são lançadas a cada semana. Como não bastasse isso, o valor cada vez mais acessível dos celulares contribui para que a substituição de um aparelho antigo por um moderno aconteça em curtos espaços de tempo. O problema é que o celular antigo, que já não tem nenhuma serventia, fica esquecido no fundo da gaveta.

Uma pesquisa realizada pela Nokia em 2008 mostrou que se todos os usuários de celular do mundo reciclassem um aparelho teríamos 240 mil toneladas de materiais brutos que poderiam ser reutilizados. Além disso, a redução de emissões de carbono com a reutilização destes materiais equivaleria à retirada de 4 milhões de carros de circulação.

Apenas 3% dos 6.500 usuários que participaram da pesquisa responderam que reciclaram seus antigos celulares. Felizmente, apenas 4% acabaram em aterros, revela o estudo. No entanto, mais de 44% dos celulares são guardados em casa. Muitos consumidores também disseram que doam seus celulares antigos a familiares e amigos, ou mesmo vendem os aparelhos.

Entrevistados pela reportagem, alguns gerentes e vendedores de lojas especializadas de Francisco Beltrão mostraram na prática o que os números constataram. Apesar da política de incentivo das operadoras, poucos usuários têm consciência da importância da reciclagem do aparelho celular. “É importante que as pessoas se desfaçam dos aparelhos antigos. Sempre aconselhamos que eles tragam, mas, infelizmente, nossas urnas de armazenamento não estão tão cheias assim”, disse Tatiane Azevedo de Oliveira, vendedora. Marcelo Cataneo, gerente, acredita que programas de incentivo por parte do governo federal fariam os usuários se conscientizarem. “Só atitudes sérias e decisivas fariam as pessoas verem a importância de preservarem o meio ambiente através da reciclagem dos celulares”, disse.

A falta de informação sobre reciclagem é o maior desafio da indústria. A pesquisa mostra que 74% dos usuários não pensam em reciclar seus aparelhos usados e metade deles não sabe que os celulares podem ser reciclados. Entre 65% e 80% dos componentes de um celular podem ser reciclados. Os metais extraídos dos antigos aparelhos podem ser usados em coberturas de cobre, materiais odontológicos e outros materiais usados em microprocessadores.

Fonte: Aqui Sudoeste

Ano da Publicação: 2009
Fonte: http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00910/0091002celulares.htm
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

FGV e ABREN lançam MBA em recuperação energética e tratamento de resíduos

O curso, pioneiro no Brasil, reúne um corpo docente de alto nível, formado por profissionais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *