RU – Oportunidade Perdida: novo relatório questiona objetivos baseados em peso e solicita 70% de reciclagem

RU – Oportunidade Perdida: novo relatório questiona objetivos baseados em peso e solicita 70% de reciclagem



A política de Governo do RU está minando os esforços do RU de melhorar seu baixo recorde de reciclagem, discute sobre o Fórum para o Futuro em seu último relatório. O relatório, Wasted Opportunities [Oportunidades Perdidas], foi escrito para a Tetra Pak – uma grande produtora de embalagens para alimentos líquidos, e parceira empresarial do Fórum. Ele reflete sobre os motivos de haver níveis tão baixos de reciclagem de embalagens no RU.



O relatório é severamente contestado por alguns setores da indústria e autoridades locais. Ele atesta que os objetivos baseados em peso resultaram numa propensão para a reciclagem de materiais pesados como vidro e jornais, embora alega-se que atualmente há mercados do RU inadequados para esses materiais. Ao mesmo tempo, a indústria de reciclagem de alumínio do RU conta com importações.



O aterro sanitário e a incineração continuam sendo a opção mais barata para descarte de resíduos e os autores defendem a criação de incentivos para que as empresas e os consumidores reciclem resíduos. A própria Tetra Pak deseja que suas caixas sejam mais fáceis de reciclar no RU.



Metas ambiciosas baseadas em material



As autoridades locais deverão estar reciclando 50 por cento do resíduo municipal até 2010 e 70 por cento até 2015. Definitivamente, o material a ser reciclado não deve ser apenas o mais pesado, mas do tipo que oferecer os maiores benefícios com a reciclagem.



Introdução de Proibições em aterros sanitários



O Governo do RU deveria seguir o exemplo de outros países europeus e introduzir proibições de descarte em aterros sanitários de materiais que podem ser reciclados ou compostados.



Coleta porta a porta



As autoridades locais oferecerão a todas as residências da Inglaterra uma coleta seletiva de pelo menos dois tipos de materiais recicláveis até 2010. Mas elas precisam ir além: oferecer coleta seletiva de materiais recicláveis secos até 2010 e iniciar a coleta porta a porta de resíduos orgânicos onde a compostagem não for praticável.



Reforma do Imposto sobre a utilização de aterros sanitários



O Governo deveria transformar o imposto sobre a utilização de aterros sanitários num imposto sobre o descarte de resíduos que tornaria o aterro sanitário e a incineração as opções de descarte mais caras.



Cobrança variável



As autoridades locais deveriam ter o poder de cobrar das residências um valor de proporcional ao volume de resíduos que elas produzem (após a separação para reciclagem).



O relatório solicita que os interessados na empresa desenvolvam uma opinião comum sobre embalagens sustentáveis, reflitam sobre o papel da reciclagem nesse contexto e ofereçam uma estrutura muito mais clara para os criadores das políticas da empresa.



Cópias do relatório (1 MB) podem ser vistas no website do Fórum para o Futuro no endereço:



http://www.forumforthefuture.org.uk/TetraPakWastedopportunities_pdf_media_public.aspx

Ano da Publicação: 0
Fonte: WARMER BULLETIN ENEWS #27-2004
Autor: Kit Strange - Editor, Warmer Bulletin
Email do Autor: bulletin@residua.com

Check Also

GUIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS

6ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA EDIÇÃO APROVADA PELA CÂMARA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E PELA …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *