Sacolas plásticas estão proibidas na Cidade do México

A prefeitura da Cidade do México proibiu, na última semana, a distribuição gratuita de sacolas plásticas. A medida faz parte da Lei dos Resíduos Sólidos, aprovada em agosto do ano passado, que tem como objetivo reduzir o impacto ambiental que os resíduos causam ao serem descartados inadequadamente. As multas oferecidas aos estabelecimentos infratores podem chegar a R$150 mil.

A lei entrou em vigor na última quinta-feira (19) e libera a comercialização de sacolas plásticas, desde que elas sejam biodegradáveis. Enquanto as sacolas tradicionais demoram mais de 300 anos para se decompor, as embalagens biodegradáveis se desfazem em apenas três anos. Isso acontece devido à sua composição química, que tem a decomposição acelerada quando está em contato com a terra, luz e água.

A Cidade do México é uma das maiores cidades do mundo, possui quase nove milhões de habitantes e é o principal centro econômico do país. O governo local espera que, com a medida instaurada na capital mexicana, haja uma redução considerável na quantidade de sacolas utilizadas atualmente no país.

No entanto, conforme divulgação da revista Veja, ao ser iniciada a legislação, muitos estabelecimentos ainda não estavam preparados para oferecer alternativas aos clientes, não sabiam quanto custaria a venda das embalagens biodegradáveis ou, estavam oferecendo sacolas plásticas comuns, sem saber que a legislação estava em vigor.

Em todos os países acostumados ao uso das sacolas plásticas, elas são problemas enormes. Além de serem provenientes do petróleo e demorarem a se decompor, as sacolas que são descartadas inadequadamente, podem trazer problemas à estrutura física das cidades.

A dificuldade em conscientizar a população está ligada, principalmente, à praticidade que as embalagens plásticas oferecem. A mesma dificuldade que a Cidade do México está enfrentando, as principais cidades brasileiras também enfrentam. A população está acostumada às facilidades de usar essa embalagem comum a optar por outras ecologicamente corretas.

No México o governo tem incentivado as pessoas a irem às comprar com carrinhos de feira ou usando sacolas feitas de papelão reciclado. As ecobags também são eficientes, quando as pessoas lembram que levá-las quando vão fazer suas compras.

Com informações do jornal O Globo

Ano da Publicação: 2011
Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/923/sacolas_plasticas_estao_proibidas_na_cidade_do_mexico/
Link/URL: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/923/sacolas_plasticas_estao_proibidas_na_cidade_do_mexico/
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

FGV e ABREN lançam MBA em recuperação energética e tratamento de resíduos

O curso, pioneiro no Brasil, reúne um corpo docente de alto nível, formado por profissionais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *