Seleção de resíduos de plástico para a reciclagem

A reciclagem de plásticos passou a ser uma tecnologia amplamente utilizada em todo o mundo, mas a reciclagem eficaz (reciclagem química e de matérias-primas) requer atenção aos sistemas de seleção de material. O dr. Richard Pascoe, da Universidade de Exeter é um especialista em técnicas de seleção. Nesse estudo feito para a Rapra, ele descreve os processos que estão sendo desenvolvidos para identificar e separar os resíduos compostos por polímeros que estiverem entre resíduos plásticos misturados. Pascoe relacionou quatro tópicos distintos:

· A preparação pré-seleção
· Os métodos de identificação dos plásticos
· Os sistemas de seleção manual e automatizada
· Estudos de recipientes para a separação de plásticos.

Os plásticos contaminados sempre necessitam de limpeza, assim, os métodos foram desenvolvidos em função de três sistemas: a limpeza a seco, a lavagem e a remoção de crostas. Esses processamentos são combinados aos estágios de processamento físico, tais como a trituração, a moagem e a retalhação. Pascoe também descreve uma grande quantidade de sistemas de identificação que foram disponibilizados ultimamente, incluindo o reconhecimento pelas cores; leitores de códigos de barra; flourescência com raio-x; espectroscopia com infravermelho; sistemas ultra-sônicos e foto-acústicos.

Esse estudo serve como um excelente guia, confiável e de fácil leitura para um assunto amplo e complexo. Adicionalmente, o estudo é amplamente apoiado por uma bibliografia detalhada de cerca de 400 resumos do extenso banco de dados da Rapra.

Título: Sorting of waste plastics for recycling (ISBN 1 85957 235 9) – 100 páginas
Autor: Richard Pascoe
Preço: £80 (cerca de US$ 117) – mais despesas de envio.
Editora: Rapra Technology, Shawbury, Shrewsbury, Shropshire, SY4 4NR, UK

Ano da Publicação: 2001
Fonte: Warmer Bulletin
Autor: J. Penido
Email do Autor: jpenido@resol.com.br

Check Also

AMBIENTE NA EUROPA MELHOROU NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Um relatório divulgado pela Comissão Europeia no início de março mostra que, nos últimos cinco …