Os regulamentos rigorosos de qualidade do ar e alterações climáticas requerem que as companhias reduzam suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Instalações com operações de alta intensidade energética fazem a queima conjunta (cofiring) de biomassa pura com combustíveis alternativos como o carvão para reduzir custos e atingir as suas metas de redução de emissões. Muitos destes combustíveis alternativos derivados de resíduos, por exemplo, resíduos sólidos urbanos (RSU), os combustíveis sólidos recuperados, lamas e pneus inservíveis. Combustíveis derivados de resíduos (CDR) são mais baratos que combustíveis fósseis, como carvão e coque de petróleo, ainda assim seu conteúdo energético é frequentemente comparável. Suas emissões fósseis são tambem mais baixas porque possuem grande parcela de biomassa debido principalmente ao papel e outros materiais orgânicos. Tambem borracha natural e outros components orgânicos fazem os pneus usados de carros e caminhões parcialmente renováveis. Lodo de esgoto, composto considerado em geral composto de 100% biomassa, tem um insumo fóssil considerável devido aos shampus, detergentes, e outros produtos de conteúdo surfactante integrados no fluxo de resíduos. Para garantir que estes combustíveis alternativos emitam menos dióxido de carbono fóssil durante a combustão, um padão analítico pode ser usado para medir o teor de carbono biogénico destes combustíveis derivados de resíduos. Este método é chamado ASTM D6866.